A Real Grandeza preparou esta área especial no site para manter ampla divulgação para seus participantes e pensionistas sobre a proposta de alteração do índice de atualização de benefícios do Plano CD. Encontre também, no índice na coluna do lado esquerdo desta página, um conjunto de perguntas e respostas que poderá dirimir dúvidas sobre o tema.
Conforme comunicou a seus participantes, em 2 de junho de 2021, a Real Grandeza iniciou estudos a respeito da proposta de alteração do índice de atualização de benefícios previdenciários de seu Plano de Contribuição Definida (CD) – prevista na Resolução CNPC 40, de 30/03/2021 – com o objetivo de preservar a rentabilidade das carteiras de investimentos e o equilíbrio atuarial do Plano.
Assim como já fizeram outras entidades do setor, a Real Grandeza procura com essa alteração minimizar a possibilidade de aplicação de contribuições extraordinárias para seus participantes, conforme determina a legislação, devido aos riscos que envolvem a utilização de um indexador que não é mais apropriado para atualização de planos de benefícios previdenciários.
O estudo que vem sendo realizado por técnicos da entidade contempla a troca do IGP-DI, que é o índice de atualização do Plano CD, pelo IPCA, que mede a inflação oficial e reflete de maneira mais adequada a cesta de consumo das famílias brasileiras e dos participantes do Plano.
A Resolução CNPC 40 traz de forma clara que o índice de atualização dos planos de benefícios previdenciários “deve ser compatível com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro entre ativos e passivos”.
A questão afeta também os participantes no que tange aos empréstimos, uma vez que a correção do saldo devedor é feita obrigatoriamente com base no índice utilizado para o plano previdenciário, que tem variado muito acima daquele utilizado para o reajuste dos seus salários.
+ Informações
- Alteração Regulamentar do Plano CD (Matéria publicada em 19/10/2022)
- Conheça a proposta de alteração regulamentar de Plano CD (Matéria publicada em 19/07/2022)