A Real Grandeza incentiva colaboradores, fornecedores, clientes e outros públicos da sua área de influência a adotar princípios de ética empresarial, Responsabilidade Socioambiental, Governança Corporativa, Direitos Humanos e ações que promovem a igualdade no ambiente de trabalho.
Conheça os nossos programas e políticas:
- Estatuto
Aprovado pela Secretaria de Previdência Complementar através da Portaria nº 2.342, de 04.07.2008, publicada no Diário Oficial de 07.07.2008 (OBS.: pela referida Portaria, o § 1º do artigo 24 deste Estatuto não está em vigor).
Clique aqui e conheça o Estatuto da Real Grandeza
- Código de Conduta e Ética
Conforme disposto no Artigo 1º do Código de Ética, “a Real Grandeza deseja desenvolver-se de tal forma que a postura ética, a conduta moral, os seus valores e crenças essenciais tornem-se parte da cultura organizacional. Para a consolidação dessa cultura, se faz necessário que objetivos e valores sejam compartilhados entre os integrantes do Quadro Corporativo, trazendo não apenas benefícios para a entidade, mas propiciando um clima organizacional mais saudável ao seu desenvolvimento”.
Clique aqui e conheça o Código de Conduta e Ética da Real Grandeza
- Comissão de Ética
Grupo formado por representantes da Real Grandeza, das patrocinadoras (Furnas e Eletronuclear), da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), da Associação dos Empregados da Eletronuclear (Asen) e da Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas) para zelar pelo cumprimento do Código de Conduta e Ética da entidade.
Clique aqui e conheça o Regulamento de Conduta no Processo de Investimentos da REAL GRANDEZA
- Equidade
O Programa Pró-Equidade na Real, conduzido pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, da Diretoria de Ouvidoria, tem o objetivo de envolver toda a entidade, assim como seus filiados e fornecedores em suas iniciativas, em prol da equidade de gênero no ambiente de trabalho, eliminando todas as formas de discriminação.
- Ouvidoria
A Ouvidoria da Real Grandeza visa assegurar os direitos dos participantes, assistidos e beneficiários, em consonância com as normas e regulamentos da entidade. Atua como uma alternativa na busca de solução, recebendo e analisando as reclamações, sugestões e críticas sobre as questões cujas respostas obtidas não tenham sido totalmente satisfatórias.
A Ouvidoria conta com o canal de comunicação Fale com a Ouvidoria, pelo qual o interessado pode se manifestar quando considerar que sua demanda não foi totalmente atendida na Gerência de Relacionamento com o Participante.
Clique aqui e conheça a Cartilha da Ouvidoria
- Política de Comunicação Institucional
Instrumento fundamental para a necessária transparência à gestão dos planos de benefícios e saúde administrados pela entidade, a Política de Comunicação disciplina o relacionamento da Real Grandeza com seus públicos de interesse - todos os que mantêm algum tipo de relacionamento com a Entidade - definindo critérios para a comunicação interna (dirigida aos colaboradores) e externa (voltada para os demais públicos, em particular seus participantes, assistidos e beneficiários do plano de saúde).
Clique aqui e acesse a Política de Comunicação Institucional da Real Grandeza
- Política da Segurança da Informação
Com o objetivo de garantir boas práticas nos processos de segurança da informação, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), deu iniciou, em 2005, ao processo de reestruturação da segurança da informação da Real Grandeza. A política tem o objetivo de orientar colaboradores, estagiários e terceirizados sobre os procedimentos adequados do uso da internet e do e-mail corporativo.
Política Segurança e Tecnologia da Informação (2022)
- Aquisição de bens e serviços
Aprovada em 2017 pelo Conselho Deliberativo, a Política de Aquisição apresenta os princípios, diretrizes gerais e responsabilidades do processo de aquisição de bens e serviços, bem como estabelece critérios e limites a serem observados pela Diretoria Executiva e aos quais se subordinam os procedimentos detalhados em outros normativos.
Clique aqui e conheça a Política de Aquisição
- Compliance
O processo de Gestão de Riscos e Controles Internos da Real Grandeza foi criado em 2007 e tem o com o objetivo de analisar e identificar os riscos em cada uma das áreas da entidade.
Clique aqui e conheça a Política de Controles Internos da Real Grandeza
Clique aqui e conheça a Política de Compliance
- Programa de Educação Financeira e Previdenciária
O programa de educação financeira e previdenciária da Real Grandeza é o “De Olho no Futuro”. Aprovado pela PREVIC, o programa desenvolve ações voltadas para a conscientização dos públicos envolvidos quanto à administração de suas finanças, visando o seu bem-estar no presente e a possibilidade de uma vida digna no futuro. Com essas ações contínuas, a entidade pretende auxiliar seus filiados a melhor compreender as informações relevantes sobre seus planos de benefício, sobre os resultados, bem como decidir a melhor forma de administrar os recursos provenientes de suas economias.
- Programa de Responsabilidade Social da Real Grandeza
Criado em 2007, o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Diretoria de Ouvidoria realiza um trabalho de conscientização na entidade, incentivando a adoção de medidas como a instalação de descargas e torneiras econômicas; a reciclagem de papel com a implantação de caixas de coleta nas gerências, junto a cada impressora e às máquinas de Xerox, o armazenamento do óleo de cozinha em “bombonas”, localizadas na garagem do edifício-sede e a doação de computadores e cartuchos vazios para instituições que desenvolvem projetos sociais no Rio de Janeiro.
Clique aqui e conheça as ações do Programa de Responsabilidade Social
- Comitê de Responsabilidade Socioambiental
Composto por representantes das gerências e diretorias da Real Grandeza, o Comitê de Responsabilidade Socioambiental objetiva a unificação de conhecimento sobre o tema e a definição das responsabilidades de cada área. O Comitê é administrado pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, subordinado à Diretoria de Ouvidoria.
A entidade é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Carbon Disclosure Project (CDP). O primeiro inclui critérios ambientais, sociais e de governança, fornecendo um marco para o alcance e melhores retornos de investimentos de longo prazo e mercados mais sustentáveis. Já o Carbon Disclosure Project é uma iniciativa global, apoiada pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que objetiva incentivar corporações do mundo inteiro a reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.
Clique aqui para ler a Política de Sustentabilidade da Real Grandeza