A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2022, ano-base 2021. Melhorando ainda mais seu desempenho e aproximando-se da melhor avaliação possível, a Real Grandeza obteve uma pontuação de 0,9161, sendo que 1,00 é a nota máxima e zero, a mínima.
A nota média do setor, que considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,8128. Essa é a melhor marca desde 2013, tanto no segmento médico-hospitalar quanto no odontológico.
Resultados de cada uma das quatro dimensões
Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS): avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Garantia de Acesso (IDGA): condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Sustentabilidade no Mercado (IDSM): monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Gestão de Processos e Regulação (IDGR): entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Para conferir o resultado detalhado da avaliação da Real Grandeza e a média das avaliações das pesquisas anteriores, digite o código da FRG (331317) na página do IDSS, no link a seguir: https://www.ans.gov.br/qualificacao_consumidor/consulta_dados/pesquisa_operadora.asp
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
Acesse aqui a página do Programa de Qualificação de Operadoras com os resultados do IDSS ano-base 2021.
+ Informações
ANS divulga avaliação de planos de saúde (Pesquisa 2021, ano base 2020)
Planos de saúde da Real Grandeza são bem avaliados (Pesquisa 2020, ano base 2019)
ANS divulga avaliação de planos de saúde (Pesquisa 2019, ano base 2018)
(12/01/2023)