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ANS divulga avaliação de planos de saúde

A Real Grandeza obteve 0,8559 Índice de Desempenho das operadoras (IDSS), que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2021 (ano-base 2020), sendo o valor máximo a ser atingido 1,0 e o mínimo 0,0. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os impactos da pandemia de Covid-19 foram captados nos dados de alguns indicadores, que tiveram sua metodologia mantida, preservando a transparência e a confiabilidade do IDSS. Entretanto, a redução do desempenho do setor em alguns indicadores não implicou, necessariamente, queda de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.

O Índice de Desempenho das operadoras faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2021 (ano-base 2020). Trata-se de iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o estímulo à qualidade dos planos de saúde, avaliando a atenção à saúde, o acesso aos serviços, a sustentabilidade do mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente, a redução da assimetria de informação e a ampliação da concorrência. Os resultados são apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas.

A média referente ao IDSM, que corresponde ao monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, representou a maior média da Real Grandeza, com nota 1,0, que é o valor máximo de avaliação.

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente compatíveis com os anos anteriores. A seguir, confira a evolução da qualidade dos planos administrados pela FRG com a mudança da metodologia a partir de 2017:

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(10/01/2022)