Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
SAÚDE DA MULHER

 

A "Saúde da Mulher – Outubro Rosa” foi o tema da terceira palestra do programa Saúde Na Real, realizada no dia 26 de outubro, no auditório do edifício-sede, com a  oncologista clínica e membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), Elayne Bittencourt.

Pablo de Castro, gerente da área de Benefícios de Saúde da Real Grandeza, acompanhado dos profissionais do núcleo de prevenção e promoção da saúde,  abriu o evento ressaltando a importância da palestra no mês de conscientização sobre o câncer de mama. O gerente fez referência ao movimento anual conhecido como Outubro Rosa, criado para estimular a participação da população no controle da doença. “As datas comemorativas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, são importantes, mas a campanha deve ser constante. O objetivo é conscientizar e fazer com que os nossos participantes sejam multiplicadores do programa de saúde e bem-estar”, explicou Pablo.

A oncologista Elayne Bittencourt afirmou que o câncer de mama é o principal câncer, com exceção dos tumores de pele no melanoma, que acometem as mulheres no Brasil e no mundo.  De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresentados pela médica, em 2013 foram notificados 14.388 mortes por câncer de mama e no ano seguinte, 2014, eram estimados no país 57.120 novos casos. 

Segundo a oncologista, é importante falar sobre a doença porque o conhecimento do próprio corpo, o autoexame (que não substitui a mamografia e o exame clínico) e a procura por assistência médica podem diminuir a incidência da doença e, consequentemente, aumentar as chances de tratamento e cura. As ações os Outubro Rosa são fundamentais, mas é preciso também conhecer os fatores que aumentam o risco da doença, como a idade (a incidência maior da doença em mulheres a partir dos 50 anos); a obesidade e o ganho de peso após a menopausa; o consumo freqüente de álcool; o tabagismo e o sedentarismo.

Elayne Bittencourt alertou também sobre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como os hormonais – uso de contraceptivos orais, reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos – e os genéticos e hereditários – história prévia de câncer de mama, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, história familiar de câncer de ovário, e câncer de mama em homens.

Ainda segundo Bittencourt, as mulheres precisam estar atentas nas alterações nas mamas e procurar um profissional (ginecologista ou mastologista), caso encontre os seguintes sinais:

- Aparecimento de nódulos com ou sem dor mamária;
-Alterações na pele da mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto “casca de laranja”;
-Mudanças na cor ou textura da pele;
-Mudança no aspecto do mamilo;
-Secreção escura ou com sangue pelo mamilo.

Os participantes da terceira palestra do Programa Saúde Na Real puderam tirar dúvidas sobre mitos relacionados ao câncer, como a radiação durante o exame de mamografia e o aleitamento. Segundo a oncologista, o risco de indução de câncer de tireóide após o exame de mamografia é insignificante, não sendo necessário o uso de protetor de tireóide.  E a amamentação é considerada um fator de proteção porque quanto mais tempo se amamenta, mais a mulher fica protegida.
Ao final do evento foi exibido um vídeo – produzido pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação Social, grupo Gênero e Divisão médica de Furnas –  com depoimentos de  empregados que enfrentaram a doença com o apoio de amigos e familiares. Em seguida, os organizadores sortearam dois livros sobre o tema da palestra.


PROGRAMA SAÚDE NA REAL

O Diretor de Seguridade da FRG, Roberto Panisset, deu as boas-vindas aos presentes na abertura do programa Saúde Na Real, realizado no dia 24 de agosto, destacando o novo modelo de gestão da área de saúde, com a criação das gerências de Benefícios e de Operação de Saúde e os desafios que o mercado de saúde suplementar enfrenta hoje. "A prevenção no presente ameniza os impactos no futuro e a promoção da saúde é uma meta do nosso novo modelo de gestão”, ressaltou o diretor.

O programa Saúde Na Real tem o objetivo de promover ações educativas e de prevenção com o apoio de profissionais especializados.  As palestras fazem parte da primeira etapa do projeto no Rio de Janeiro e, a partir do próximo ano, as áreas regionais serão contempladas com programas específicos, visando atender o maior número de beneficiários.
 Clique aqui e veja o tema da segunda palestra do programa Saúde Na Real.

 

(27/10/2016)