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Perguntas e Respostas
Saiba mais sobre o novo Plano Aurum

A Real Grandeza apresenta um conjunto de perguntas e respostas sobre o novo plano de saúde no segmento premium, similar aos Planos Executivo e Executivo Plus, mas com valor de mensalidade inferior. Confira:

Perguntas e Respostas:

Com o lançamento do Plano Aurum, os planos Executivo e Executivo Plus terão a comercialização suspensa?

R: Não. A comercialização dos planos Executivo e Executivo Plus está mantida. O Plano Aurum é uma alternativa para os que desejam manter uma assistência à saúde de qualidade premium, com mensalidades mais acessíveis.

Lembrete: Quem migrar para o Plano Aurum e em algum momento desejar retornar ao plano anterior (exceto Básico e Especial), poderá fazê-lo sem carência.

O Plano Aurum prevê tratamento odontológico?

R: Não. A segmentação do plano Aurum é ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, não contemplando assim os procedimentos odontológicos.

O beneficiário que migrar/ingressar para o plano Aurum, poderá incluir ascendentes (pai, mãe, sogro, sogra, etc.)?

R: Não será permitida a inclusão de ascendentes no Plano Aurum. Porém, aqueles que já estão inscritos em um dos planos de saúde administrados pela Real Grandeza poderão migrar para o Plano Aurum.

Será permitida a inclusão no Plano Aurum de filhos e netos, que já se encontram no Plano Executivo, independentemente das idades que tenham?

R: Sim, filhos e netos poderão migrar ou aderir ao Plano Aurum, independente da idade, assim como os demais parentes permitidos segundo o regulamento do plano, disponível na seção Saúde do site da FRG.

Há a possibilidade de, permanecendo no Executivo Plus, colocar filhos maiores no Plano Aurum?

R: Sim.

O Hospital Samaritano atenderá os planos Executivo e Executivo Plus também?

R: Não. O credenciamento do Hospital Samaritano (Unidades Barra da Tijuca e Botafogo) é exclusivo do Plano Aurum.

Haverá alguma diferença na Rede de reciprocidade Unimed/CASSI?

R: Não. Para quem usa a reciprocidade nada muda em relação à rede. Acesse o site da Real Grandeza (clique aqui) e confira a lista completa da Rede de reciprocidade.

Se o beneficiário mora no Rio de Janeiro, numa localidade onde é praticada a reciprocidade, e tem necessidade de um atendimento médico, como ele pode acessar o serviço?

R: Se o beneficiário possui a carteira de reciprocidade, poderá utilizá-la tanto para atendimentos eletivos quanto de urgência/emergência, desde que fora dos municípios do Rio ou Grande Rio. Além da rede de reciprocidade, também poderá utilizar a rede de credenciamento direto com a Real Grandeza.

No entanto, para quem não possui reciprocidade, estando fora dos municípios do Rio ou Grande Rio, necessitando de atendimento, é preciso observar as seguintes situações:

  • Atendimento Eletivo (previamente agendado): Utilizar a rede credenciada da Real Grandeza ou a modalidade livre-escolha;
  • Atendimento de Urgência/Emergência: Além da rede de credenciamento direto com a Real Grandeza, estará disponível também a rede da Unimed em Trânsito, em todo o território nacional (exceto Rio e Grande Rio).

 

Qual a diferença entre convênios de reciprocidade e Unimed em Trânsito?

R: A reciprocidade é um convênio firmado com as operadoras Cassi e Unimed, para garantir a suficiência de rede de atendimento àqueles beneficiários que residem fora do Rio ou Grande Rio. A reciprocidade é estabelecida conforme o município de residência e é válida para atendimentos eletivos e de urgência/emergência. O beneficiário que conta com a reciprocidade receberá, além da carteira da Real Grandeza, uma carteira de reciprocidade.

Já o Unimed em Trânsito é um convênio firmado com a operadora Unimed, para garantir o atendimento de urgência/emergência quando o beneficiário, que não possui reciprocidade, está em um local que não conta com ampla rede credenciada da Real Grandeza. Neste caso, não é fornecida uma carteira, mas apenas a numeração da Real Grandeza em Trânsito para uso em casos de urgência e emergência.

É preciso destacar que, se o local onde o beneficiário se encontra dispor de rede credenciada da Real Grandeza, esta poderá ser utilizada tanto em atendimento de urgência/emergência, quanto em atendimentos eletivos.

 

O Beneficiário do Plano Aurum de áreas regionais poderá usar a rede de hospitais do Rio de Janeiro ou da cidade de São Paulo, como é atualmente nos planos Executivo e o Exceutivo Plus?

R: Sim, a abrangência do Plano Aurum é nacional e, por esta razão, beneficiários das áreas regionais poderão utilizar a rede credenciada da Real Grandeza em todo o país.

Quem mora no Rio de Janeiro, mas tem dependentes que residem em outras cidades, pode solicitar a carteira UNIMED ou CASSI para os mesmos?

R: Sim. A Carteira de reciprocidade é emitida automaticamente, de acordo com o endereço cadastrado. Mantenha o cadastro sempre atualizado para garantir o atendimento pela reciprocidade. Clique aqui para saber qual a reciprocidade válida para cada município.

O titular pode permanecer no plano Salvus e fazer a migração da esposa e do agregado para o novo plano Aurum?

R: Não. Dependentes e agregados podem estar em planos equivalentes ou inferiores ao do titular. Porém, não em plano superiores, como é o caso do Aurum em relação ao demais planos que não sejam Executivo ou Executivo Plus.

Se o beneficiário optar por realizar uma internação em hospital que não pertence à rede credenciada do novo Plano Aurum, ele terá direito ao reembolso?

R: Não. O reembolso previsto no Plano Aurum não se aplica aos hospitais e demais eventos relacionados, por exemplo: diárias, taxas, materiais e medicamentos.

Se o beneficiário optar por fazer uma cirurgia com equipe médica que não pertence à rede credenciada do novo Plano Aurum, ele terá direito ao reembolso?

R: Sim. Está previsto no regulamento do Plano Aurum o reembolso de 1x o valor da tabela praticada, exceto para hospital livre-escolha e demais eventos relacionados, como exemplo: diárias, taxas, materiais e medicamentos.

 

Há prazo para fazer a migração para o novo Plano Aurum ou poderei fazer em qualquer tempo?

R: A migração poderá ocorrer a qualquer tempo. Entretanto, de acordo com o regulamento, considerando que o plano funciona em regime de pré-pagamento, todas as movimentações efetuadas até o dia 5 (cinco) de cada mês serão processadas no mesmo mês. Após essa data, serão processadas no mês seguinte. Portanto, para que a mensalidade de julho já ocorra com o valor correspondente à mensalidade do Plano Aurum, é necessário realizar a migração até o dia 5 de junho.

Os desligados pelo Programa de Desligamento Incentivado (PDI) que ainda estão tendo seu plano de saúde custeado pela empresa, poderão aderir ao novo plano mais à frente, quando do encerramento do prazo de custeio pela empresa?

R: Sim.  O plano Aurum é uma excelente opção para os beneficiários que desejam manter uma cobertura de nível equivalente aos planos Executivos após o incentivo.

Para incluir um novo beneficiário no Plano Aurum,  como proceder?

R: O Plano Aurum permite adesões de beneficiários até o 4º grau de vínculo com o titular do plano (descendentes e colaterais). A partir de 1º de julho, data de início da operação do novo plano, estará disponível no site www.frg.com.br o portal para novas adesões.

Vale lembrar que as novas adesões valem a partir da data de solicitação de ingresso à operadora, desde que cumpridas todas as exigências regulamentares e documentais.

 

Já pertenço ao plano de saúde da Real Grandeza. Terei carência ao migrar para o Aurum?

R: Se você é beneficiário dos planos de Saúde da REAL GRANDEZA e está migrando para um plano de categoria superior, será exigida carência apenas para as coberturas/rede não previstos pelo plano de origem.

Veja a seguir a hierarquia dos planos e entenda se precisará cumprir carências:

 

Sou do plano Especial e tenho interesse em migrar para o Aurum. Vou ficar descoberta durante 180 dias?

R: Não. A carência é apenas para a rede/cobertura superior. Portanto, durante o período de carência, você terá atendimento garantido na rede do plano anterior, neste caso, o Plano Especial.

A carência inicia a partir de julho ou quando faço a migração?

R: A carência inicia a partir da vigência do novo plano.
Exemplo: Aqueles que migrarem até 5 de junho, terão a vigência do Plano Aurum em 1º de julho, data em que iniciará a contagem da carência.

 

Haverá carência para doenças pré-existentes?

R: Estão sujeitos à avaliação da Cobertura Parcial Temporária (CPT) apenas os novos beneficiários. Aqueles oriundos de migração, não precisarão preencher a Declaração de Saúde e nem passar por avaliação da Cobertura Parcial Temporária (CPT).

Os beneficiários oriundos de outros planos de mercado poderão solicitar portabilidade de carência e ficar isentos da Cobertura Parcial Temporária (CPT), desde que tenham cumprido os requisitos necessários no plano de origem, conforme as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Atualmente moro em Goiânia (GO). Pelo que pago ao Plames, posso ser atendido em rede credenciada na cidade do Rio de Janeiro para uma cirurgia. Essa possibilidade continuará com o novo plano Aurum?

R: Sim. O Plano Aurum possui abrangência nacional e poderá ser utilizado em todo o país.

Serão obedecidas as mesmas tabelas que já são praticadas hoje para os reembolsos, que porventura aconteçam nos atendimentos ambulatoriais?

R: Para os atendimentos ambulatoriais, a tabela de referência para pagamento de reembolso será a mesma utilizada atualmente para o Plames. No entanto, os reembolsos referentes à equipe cirúrgica livre-escolha serão os mesmos praticados para o plano Básico (1x a tabela praticada).

Só serão cobertos no novo Plano os procedimentos que estão no rol da ANS?

R: Não. O Plano Aurum conta com diversas coberturas extra Rol, como: Programa de Medicamento de Uso Contínuo; Vacinas além do Calendário do Ministério da Saúde; AMDA/Homecare· PADA/Atenção Domiciliar Ambulatorial e Escleroterapia.

O Plano Aurum conta ainda com alguns diferenciais em relação ao mercado, como o Time de Ouro, Telemedicina e Programa Linha de Cuidado, que proporciona acompanhamento nutricional e acolhimento e acompanhamento psicológico sem limite de sessões.

O que é o Time de Ouro e qual o seu benefício para os beneficiários do Plano Aurum?

R: O Time de Ouro consiste em uma solução singular que possibilita aos beneficiários consultas de opinião médica especializada com alta resolutividade. Neste serviço, o beneficiário terá acesso a uma base de especialistas de renome, atuantes nas clínicas e hospitais mais conceituados do País, como Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, entre outros.

Com o serviço Time de Ouro, lançado pela Real Grandeza, você terá acesso a esse novo modelo de assistência, focado no conceito de opinião médica especializada. O objetivo é melhor entender o seu diagnóstico, plano ideal de tratamento e resultados prováveis.

Quando um beneficiário deve acionar o Time de Ouro?

R: O beneficiário deve acionar nos seguintes casos: necessidade de opinião médica especializada; dúvida quanto ao diagnóstico recebido; insegurança no tratamento indicado; maior assertividade na tomada de decisão; e esclarecimentos quanto ao melhor tratamento para patologias que tenham diferentes condutas.

Antes do atendimento, os beneficiários inscritos deverão disponibilizar o histórico com informações médicas e exames realizados para prévia avaliação, para prosseguir com o processo de opinião médica especializada.

Quais beneficiários podem acessar o Time de Ouro?

R: Beneficiários inscritos nos planos AURUM e Plames AURUM, exceto os inscritos no Programa de Assistência Médica Domiciliar Alternativa - AMDA (Homecare) e no Programa de Atendimento Domiciliar Ambulatorial - PADA (Atenção Domiciliar).

Como funcionará o Programa de Medicamentos do Plano Aurum?

R: Para adesão ao Programa de Medicamentos, o beneficiário passará por uma consulta inicial com a equipe do Programa de Medicamentos, através da plataforma TeleRealSaúde ou APP Linha de Cuidado, para será validada a compatibilidade da receita médica com os medicamentos previsto em regulamento.

Como o beneficiário será informado a respeito dos medicamentos que foram contemplados no Programa?

R: Os medicamentos contemplados serão informados ao beneficiário no momento da consulta médica para ingresso ao Programa.

Qual o limite anual da cobertura de medicamentos por grupo familiar? Como o beneficiário poderá acompanhar a utilização do saldo?

R: A cobertura possui um limite anual de R$ 8 mil reais por grupo familiar. O acompanhamento do saldo ocorrerá através do relatório, que será disponibilizado na área restrita do site ou pelo APP FRG.

Caso o médico assistente solicite a troca do medicamento ou prescreva uma nova medicação, como o beneficiário deverá proceder?

R: O beneficiário deverá agendar nova consulta através da plataforma TeleRealSaúde ou APP Linha de Cuidado para nova análise da equipe de saúde responsável pela validação do medicamento.

A Assistência Domiciliar serve também para o caso dos residentes em locais atendidos pela reciprocidade?

R: Sim. O serviço de Assistência Domiciliar previsto no Plano Aurum, seja o AMDA/Homecare ou o PADA/Assistência Domiciliar Ambulatorial, é oferecido diretamente pela Real Grandeza, em todo o território nacional.

O Plano AURUM terá reajuste só em 2022?

R: Sim, a mensalidade já divulgada do Plano Aurum compreende o período de 2021-2022. Portanto, reajustes somente serão aplicados em julho de 2022.

Qual a diferença entre Plames Aurum e Aurum?

R: A tabela Plames Aurum é dedicada aos titulares do Plames que possuem vínculo previdenciário, cônjuge/companheiro(a), filhos(as), enteados(as), netos(as) e netos(as) do cônjuge/companheiro(a), bisnetos(as) e bisnetos(as) do cônjuge/companheiro(a). Além dos parentes descritos acima, pai e mãe, que já estejam inscritos em um dos planos administrados pela Real Grandeza e queiram migrar também, serão contemplados na tabela Plames Aurum.

Já a tabela Aurum – sem  Plames – é  dedicada aos ex-empregados das patrocinadoras e seus respectivos dependentes que estejam em um dos planos empresariais administrados pela Real Grandeza (desde que a migração/adesão ocorra em até 30 dias da data do desligamento ou término do incentivo), genros, nora, irmãos(ãs),

No caso de falecimento do titular, como fica a situação dos dependentes/ agregados?

R: Todos os beneficiários inscritos no plano no momento de falecimento do titular, poderão permanecer.

Quem paga por todos familiares que resolverem aderir ao AURUM é sempre o titular ou tem possibilidade de cobrança individual direto no CPF do usuário?

R: É possível alterar a responsabilidade financeira das mensalidades, onde a cobrança será encaminhada no CPF do próprio agregado, podendo ser declaradas no Imposto de Renda (IR).

Esse plano é também para Plames especial ou só para os planos Executivos?

R: Sim. Esse plano é para todos os beneficiários elegíveis, conforme o regulamento, independente do plano que estejam inscritos atualmente. É importante devendo-se observar apenas os prazos de carências, se aplicáveis.

Haverá redução de carência para quem optar pela migração do Plano Salvus RJ para o Aurum?

R: Não. O plano Salvus, assim como o Plames Especial, são planos de categoria intermediária. Por esta razão, ao migrar para um plano premium, como é o caso do Aurum, serão aplicadas as carências previstas em regulamento, apenas para coberturas/rede superior.

É possível migrar do Salvus RJ para o Aurum? Caso o usuário decida retornar para o Salvus RJ, ele pode fazer a mudança sem cumprir carência?

R: Sim. A migração do plano Salvus para o Aurum é possível, observando os prazos de carência para cobertura/rede superior. Caso o usuário decida retornar para o Salvus posteriormente, poderá fazê-lo sem cumprir carências.

O reembolso, tanto para os inscritos no plano de saúde da FRG quanto para os beneficiários do novo plano Aurum, vale para Aposentados ou só para os participantes da Ativa?

R: A modalidade livre-escolha (reembolso) é estabelecida conforme regulamento de cada plano, portanto, é válida para ativos e aposentados, desde que o plano escolhido preveja esta modalidade.

Como fica o atendimento para cidades do interior de São Paulo?

R:Os hospitais que já possuem credenciamento para os planos Executivos serão convidados a integrar também a rede do Plano Aurum. Além disso, a região continuará contando com a rede de reciprocidade CASSI ou UNIMED, de acordo com o município de residência.

A pessoa que já está sendo assistida com medicamento no Programa FRG ao seu lado vai continuar com esse benefício no Plano Aurum?

R:Sim, os medicamentos de alto custo cobertos pelo plano também estão contemplados no Plano Aurum.

Se a pessoa optar pelo Plano Aurum e quiser depois de um tempo voltar para o Plano Executivo, haverá carência a ser cumprida em algum item?

R: Não. Considerando a equivalência dos planos Aurum e Executivos, não haverá carência na migração entre eles.

A minha aposentadoria em Furnas aconteceu em dezembro de 2018 de Furnas, através do incentivo. Por conta do incentivo, hoje a minha esposa e eu pagamos uma mensalidade menor até 2023. Migrando para este novo plano a mensalidade permanece ou não poderei migrar?

R: Para beneficiários que contam com os planos empresariais (ativos e incentivados) não há vantagem em migrar para o plano Aurum neste momento. Por este motivo, a migração só estará disponível com 30 dias de antecedência ao término do incentivo.

No novo plano, como ficam as despesas com os materiais e medicamentos das internações hospitalares?

R: Tais despesas serão cobertas pelo plano, desde que utilizada a rede credenciada.

O plano da Unimed é puro rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O plano não oferece homecare, Atendimento Ambulatorial Domiciliar, tratamento para varizes, cobertura para medicamentos crônicos e muitos outros serviços que eu poderia listar aqui. Como se dará a cobertura extra Rol para os convênios de reciprocidade? Vai existir?

R: A cobertura do AMDA/Home Care e PADA/Atendimento Domiciliar Ambulatorial são fornecidas diretamente pela Real Grandeza através do Serviço Social, mediante a apresentação do laudo médico e prévia análise da equipe técnica.

A cobertura de medicamentos de uso contínuo poderá ocorrer com fornecimento domiciliar realizado pela Real Grandeza ou via reembolso, de acordo com o município de residência e conforme previamente estabelecido pela Real Grandeza.

Para as demais coberturas extra Rol, será realizada a extensão do credenciamento quando viável ou a utilização da modalidade livre-escolha (reembolso).  

Como será o demonstrativo financeiro para Imposto de Renda (IR) para todos os agregados com independência financeira que porventura optem por aderir? Somente se forem titulares?

R: Cada agregado que for informado como responsável financeiro, receberá individualmente o seu demonstrativo de Despesas Médicas para declaração do Imposto de Renda.

Em termos de carência, o Seguro Saúde Bradesco será aceito para "abolir" as carências do Plano Aurum?

R: Sim, são aceitas todas as operadoras de saúde, desde que cumpridas as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, conforme a seguir:

Requisitos para a portabilidade (*)

  • O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98)
  • O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado
  • O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades
  • O beneficiário deve cumprir o prazo mínimo de permanência no plano:
    1ª portabilidade: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma Doença ou Lesão Preexistente
    2ª portabilidade: Se já tiver feito portabilidade para um plano antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos 1 ano; ou de 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no plano anterior
  • O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual

Fonte: Site da ANS (Clique aqui)  http://www.ans.gov.br/index.php/planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/trocar-de-plano-de-saude-sem-cumprir-carencia/707-portabilidade-de-carencias

 

Quem optar em fazer a migração do Plano Especial para o Plano Aurum deverá cumprir carência de 6 meses?

R: A carência de 180 dias será apenas para as coberturas/rede não previstas no plano anterior.

Haverá reembolso de 1x a tabela para equipe cirúrgica no Plano Aurum?

R: Sim, para equipe cirúrgica, o Plano Aurum prevê o reembolso de 1x a tabela praticada.

Como muitos profissionais vêm desvinculando os seus atendimentos para o Plames, como ficará o atendimento para o Plano Aurum na questão de opções?

R: A relação dos profissionais credenciados ao Plano Aurum será divulgada em nosso site e atualizada semanalmente para acompanhamento.

Haverá reembolso para óculos (lentes e armação)?

R: Não. Este benefício é apenas dos planos empresariais, firmado em acordo coletivo, não sendo extensivo portanto aos assistidos de nenhum dos planos da Real Grandeza.

Peço fazer de forma sucinta uma comparação e quais são os pilares que levam a Redução de Custos comparando o Executivo Plus com o Novo Plano Aurum?

R: Dentre os principais fatores que levam a redução das mensalidades do plano Aurum em relação aos planos Executivos, destacamos:

  • Rede de Hospitais mais bem negociados;
  • Revisão das coberturas e procedimentos extra Rol;
  • Revisão das regras de reembolso;
  • Previsão de coparticipação em internação hospitalar;

O beneficiário que optar pela migração vai receber a nova carteirinha assim que migrar ou após o tempo de carência?

R: Atualmente a nova carteirinha é enviada após o término das carências. No entanto, estamos avaliando a possibilidade de envio da carteirinha no momento da migração, com a sinalização dos respectivos prazos de carências.

(31/05/2020)