Foi realizada hoje, 10 de junho, a retirada de 98 quilos de itens eletroeletrônicos inservíveis pela Futura Soluções Ambientais, responsável pela coleta, descarte correto e o reaproveitamento de todo tipo de lixo eletrônico. A empresa, parceira da Real Grandeza desde 2018, possui todas as licenças ambientais necessárias e emite manifesto de resíduos.
Raquel Castelpoggi, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, lembra que o problema do descarte incorreto dos resíduos não está relacionado apenas ao impacto que ele causa de imediato e que é necessário pensar no futuro: "o problema é que utilizamos cada vez mais materiais que levam dezenas ou centenas de anos para se decomporem. Pense nisso desde a hora que você compra ou adquire qualquer produto até o momento em que você vai descartar ou destinar o seu resíduo", pede.
O ponto de arrecadação está localizado na entrada da sede da Real Grandeza (Rua Mena Barreto, 143, Botafogo, Rio de Janeiro).
Mais informações sobre o Programa de Consciência Ecológica e Social da Real Grandeza e a parceria com a Futura Soluções Ambientais estão no Relatório Anual e de Sustentabilidade FRG 2023, páginas 108, 109 e 110.
Galeria de fotos: Doação de eletrônicos inservíveis para a Futura Soluções Ambientais
Junho é o mês do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Parte da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente destaca o seguinte:
"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos".
Apesar do grande avanço que a conferência representou, não se pode afirmar que todos os problemas foram resolvidos. Faça sua parte!
(10/06/2024)