No dia 25 de maio, o programa Saúde Na Real promoveu palestra sobre aparelho digestivo e suas principais funções com o gastroenterologista, endoscopista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Figueiredo Penteado.
Com o tema “Viagem aos 8 metros do Sistema Digestivo”, o médico convidou a platéia a fazer um passeio por esse órgão tão importante, mas ignorado pela maioria das pessoas. Uma das causas apontadas pelo médico para o desinteresse sobre o sistema digestivo é a falta da educação alimentar na infância. Para ele é fundamental explicar a criança a importância da alimentação saudável e a freqüência com que o alimento deve ser consumido para se nutrir e viver mais. “A sobrevida e a longevidade de cada indivíduo vão depender de bons hábitos alimentares”, disse.
A viagem começou pela boca, porta de entrada dos alimentos, e terminou no pâncreas, glândula do corpo humano responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Em relação à boca, o médico chama a atenção para dois problemas muito comuns nessa região: a saburra lingual, resto alimentar que forma uma crosta recobrindo a face superior da língua, favorecendo a proliferação de bactérias causadoras de mau hálito, e as aftas que aparecem na mucosa bucal, mais conhecida como sapinho. Uma boa higiene bucal, antes de dormir, evita a contaminação, protegendo a flora bucal.
Após digerir o alimento, passamos pelo esôfago, órgão que tem a função de levar a comida da boca até o estômago. Segundo o médico, o esôfago, por ser um órgão muito muscular e inervado, apresenta muitas alterações da contração que podem provocar refluxo. O refluxo acontece quando um anel chamado esfíncter, que age como uma válvula entre o esôfago e o estômago, não fecha, fazendo com que o ácido do estômago retorne para o esôfago causando a sensação de queimação.
E quando o assunto é estômago, o médico esclarece que é comum as dúvidas sobre gastrite e úlcera relacionados à sensação de queimação e também ao estresse e a problemas emocionais, pois os dois último podem causar dores no estômago.
De acordo com José Penteado, as doenças mais comuns causadas pelos maus hábitos alimentares são a azia, a síndrome do intestino irritado, gastrite e úlcera. Segundo ele, tanto a gastrite quanto a úlcera podem provocar queimação, mas 70% dos casos de gastrite são de origem bacteriana, provocada pela bactéria presente no estômago, a Heliocobacter pylori (H. pylori). E os 30% estão relacionados a problemas emocionais. Ele recomenda tratar a causa primária do problema (por exemplo, a obesidade, prisão de ventre) e procurar um especialista.
O gastroenterologista explicou que o sistema digestivo foi preparado para ter um trânsito da boca até o ânus. “Quando esse trânsito digestivo começa a se complicar, é como se nós estivéssemos num túnel. Se o trânsito para, engarrafa tudo”, afirma o professor, comparando o funcionamento do intestino ao trânsito de uma grande cidade.
O professor reconhece que o ritmo de vida acelerado favorece a má alimentação e a troca por alimentos industrializados. Mas é necessário fazer uma reeducação alimentar ingerindo fibras para ajudar o funcionamento intestinal. “É importante saber comer devagar, fazer exercícios físicos, comer pouco e não por impulso, e dormir as horas necessárias. Esse é o recado que eu deixo e espero que vocês compartilhem com amigos e familiares”, concluiu.
PROGRAMA SAÚDE NA REAL
O Saúde Na Real deu início ao calendário de atividades de 2017, no dia 20 de abril, com o projeto “Um desafio chamado Saúde”, levando o Programa para as áreas regionais (Usina de Angra dos Reis e Subestação de Mogi das Cruzes).
Criado em 2016, o Saúde Na Real vem realizando palestras sobre temas importantes ligados ao bem-estar e à qualidade de vida, como doenças cardiovasculares, diabetes, saúde da mulher e hábitos de vida saudável.
O gerente da área de Benefícios Sociais, Pablo de Castro, atribuiu o sucesso do Programa aos filiados da entidade que participam de cada evento, enviando sugestões para a melhoria do programa e compartilhando as informações adquiridas nos encontros com os colegas de trabalho, amigos e familiares.
(30/05/2017)