O Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça da Real Grandeza promoveu no dia 20 de setembro, no auditório da Real Grandeza, um bate-papo sobre saúde e qualidade de vida com o clínico geral e ex-chefe do Ambulatório Médico da Eletrobras Furnas, Dr. Geraldo Orro Jobim Mallet. O evento atende à diretriz "Programas de Saúde e Segurança", do Plano de Ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Real Grandeza junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
O Grupo de Teatro Real em Cena abriu o evento com o espetáculo "Te Cuida, Mané", escrito em homenagem ao Dia Internacional do Homem, celebrado no dia 15 de julho. Com o mote, “homem que se cuida não perde o melhor da vida”, a peça, de autoria de Édio Nunes, também diretor da peça, e Raquel Castelpoggi, Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, trata de pontos importantes da prevenção e da saúde do homem, que por preconceito ou machismo, não se preocupa em dispor de seu tempo para exames e consultas médicas. O elenco é composto pelos atores Sonia Borba, Joel Ribeiro, Daniel Nogueira e Marcio Sant’ana.
Em seguida, Dr. Mallet, como é mais conhecido, deu início ao bate-papo, agradecendo o convite e a oportunidade de reencontrar antigos pacientes e amigos na plateia, relembrando o convívio durante o exercício da profissão no departamento de saúde da Eletrobras Furnas.
O médico destacou a importância do exame médico periódico, uma exigência legal que visa fazer o diagnóstico precoce antes do horizonte clínico. Segundo o médico, este exame traz uma série de vantagens para o colaborador, promovendo a sua saúde individual e coletiva, e para a empresa, ajudando no controle médico e de saúde ocupacional, bem como identificando as especialidades médicas mais frequentadas pelo corpo funcional da empresa.
De acordo com o médico uma alimentação saudável e a mudança de estilo de vida ajudam a manter a saúde em dia. Ele ressaltou, ainda, que é importante praticar atividades físicas regularmente, com acompanhamento de um profissional, ingerir fibras, evitar a substituição dos alimentos naturais pelos industrializados e desenvolver relações positivas no trabalho e na vida pessoal.
(8/10/2012)
_________________________________________________________________________