(Publicada na Edição nº 138 do Jornal da Real Grandeza, páginas 4 e 5)
Com objetivo de conhecer melhor a massa de beneficiários dos planos de saúde e desenvolver projetos que busquem aprimorar o atendimento, a Real Grandeza vem realizando prospecção de doentes crônicos de média e alta complexidades, para colocar à disposição o programa Cuidado Real, que realiza telemonitoramento, a fim de orientá-los com ações preventivas e de promoção da saúde. Num universo já mapeado de seis mil usuários elegíveis a fazer parte do programa, atualmente 2.015 pessoas participam voluntariamente, ou seja, um terço do total.
A partir dos dados sobre uso do plano de saúde, fornecidos pela Real Grandeza, a Axismed, empresa especializada nesse tipo de monitoramento, faz a seleção dos beneficiários aptos a participar do programa. Nessa análise, também foi possível identificar usuários que fazem uso constante do plano de saúde, embora não consigam descobrir a patologia das quais são vítimas. Essas pessoas também são abordadas pela equipe de acompanhamento, formada por médicos e enfermeiros, que fazem o diagnóstico, e convidadas a participar do Cuidado Real, programa inteiramente grátis para o beneficiário.
“É um investimento para melhorar a qualidade do nosso atendimento e para reduzir os custos do plano de saúde, que é um problema não só para os participantes como também para as patrocinadoras”, explica Patrícia Melo, diretora de Seguridade. A expectativa de retorno no custo assistencial é expressiva: para cada R$ 1,0 investido, há garantia de retorno de R$ 1,5.
Com o programa, a Real Grandeza obteve uma radiografia precisa das principais doenças que podem acometer os participantes, alguns portadores de várias patologias, que demandam mais o uso do plano. “O nosso objetivo é fazer com que essas pessoas se cuidem com disciplina, evitando situações extremas e o consequente agravamento da doença. O caminho é investir na prevenção e no monitoramento usando tecnologia de ponta”, explica Patrícia, ressaltando que os dados dos beneficiários são todos codificados e resguardados, só circulam nas mãos de profissionais da saúde, médicos e enfermeiros. “Os colaboradores da área administrativa não possuem acesso às informações”, assinala a diretora.
A julgar pelas declarações de participantes que fazem parte do Cuidado Real, o programa vem alcançando o objetivo. “Fiquei muito feliz com mais um benefício oferecido pelo plano de saúde, nunca é tarde para começar a cuidar da alimentação e fazer check-up médico. É bom saber que alguém está acompanhando a nossa saúde”, declarou a beneficiária Denise Meira Araujo, 51 anos, de Brasília. Teresa Cristina Nunes, de 64 anos, faz coro: “A prevenção através da informação de profissionais especializados é muito importante para auxiliar na utilização do plano de saúde. O benefício é nosso, precisamos cuidar muito bem”, ressalta.
O levantamento foi importante para orientar outra medida, direcionada aos pacientes com câncer, que será implantada até o fim do ano. Trata-se de programa específico de acompanhamento desses doentes, não só durante o tratamento, mas também na remissão – quando não há mais sinais da doença, mas não se pode dizer que a pessoa está curada. “Até então, não tínhamos como saber que o número de pessoas com câncer era tão grande que merecesse um programa específico. Só conseguimos chegar a elas depois do mapeamento feito para implantar o Cuidado Real”, diz Patrícia.
Para obter resultados, a diretora de Seguridade frisa a importância do comprometimento do usuário. “O trabalho é de parceria. Precisamos do engajamento do participante ”, destaca. Tanta preocupação é justificável, pois alguns usuários aceitam participar do Cuidado Real, depois desistem, sem qualquer justificativa.
PARCERIA PARA COMPRA DE REMÉDIOS DE ALTO CUSTO
A Real Grandeza e a empresa 4BIO firmaram parceria para aquisição de medicamentos especiais de alto custo. O resultado do acordo pôde ser conferido na primeira compra: o remédio Ibrance, que custa R$ 22 mil, foi adquirido por R$ 15 mil, gerando economia de 32%. Para o beneficiário não haverá alteração alguma. Após a consulta, quando for prescrita a compra do remédio, a própria operadora cadastrará a pessoa na plataforma eletrônica, informando os dados para a aquisição e a elaboração do relatório de acompanhamento.
O novo sistema garante não só preço menor como a certificação da procedência do produto. A 4BIO também registra o código de todas as caixas de medicamentos, possibilitando a localização em caso de necessidade de recolhimento, uma vez que todos os remédios são rastreados desde a compra até a entrega. Além disso, a sua estrutura logística, que abrange todo o território nacional, possibilita que o paciente receba a medicação em casa em até 72 horas. O beneficiário da Real Grandeza também dispõe de um call center exclusivo, para esclarecer dúvidas com uma equipe especializada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
CUIDADO COM O USO INDEVIDO DO SEU PLANO
Fracionar recibo é ilegal.
Ao solicitar reembolso de consulta médica ou procedimento realizado na modalidade livre escolha, alguns beneficiários às vezes são induzidos a fracionar o valor da consulta, em razão do limite estabelecido por convênio com o prestador, em vez de solicitar o recibo com o valor integral. Essa prática é ilegal e, portanto, sujeita a sanções. O beneficiário deve apresentar o recibo com o valor total da consulta ou procedimento, respeitando o intervalo de 15 dias para apresentação de novo recibo de consulta que tenha sido realizada pelo mesmo profissional.
Cuidador Social
O benefício é oferecido a pacientes que perderam temporária ou definitivamente a capacidade de autocuidado, reduzindo risco de agravo à saúde. A prorrogação desse benefício está sujeita à avaliação da perícia médica, bem como ao acompanhamento, pelo Serviço Social, do paciente e de sua família. É importante lembrar que o Cuidador Social é um profissional capacitado para acompanhar o paciente que necessita de cuidados contínuos e não para realizar tarefas domésticas, criando vínculo trabalhista e descaracterizando a função. A Real Grandeza não aceita solicitação de reembolso de paciente que tenha sido atendido pelo Cuidador Social, mas que precisou interromper o serviço por motivo de internação.
Priorize a rede credenciada
Livre-Escolha – A Real Grandeza possui uma rede credenciada de qualidade. O reembolso deve ser usado como exceção, quando a rede credenciada não oferecer o profissional procurado pelo beneficiário. Essa modalidade onera o plano, pois os prestadores credenciados já tiveram os valores de remuneração negociados.
Rede credenciada – A volta ao credenciado em intervalo de até15 dias não pode ser cobrada pelo prestador. Caso insista em realizar a cobrança, o usuário deve comunicar o fato à Real Grandeza.
Confira os destaques da Edição nº 138 do Jornal da Real Grandeza:
- Plano CD: Chegou a hora de rever o valor de sua contribuição.
- Margem consignável: Participante já pode verificar se possui débito em aberto pelo site.
- Cuidado Real: Programa faz acompanhamento de pacientes crônicos.
- Inclusão digital: FRG e Após-Furnas oferecem curso gratuito para assistidos.
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(28/9/2018)