Remoção terrestre é uma cobertura para pacientes internados, que precisam de transferência entre hospitais, nos limites da abrangência geográfica contratada, na forma da lei 9656/98, que diz o seguinte:
“Cobertura de toda e qualquer taxa, incluindo materiais utilizados, assim como da remoção do paciente, comprovadamente necessária, para outro estabelecimento hospitalar, dentro dos limites de abrangência geográfica previstos no contrato, em território brasileiro”.
A cobertura para remoção, na forma descrita acima, abrange todos os planos de saúde administrados pela Real Grandeza.
O transporte será autorizado pela área de saúde da Real Grandeza se solicitado previamente e o serviço for realizado através de veículo especializado terrestre, com vistas à remoção de paciente, seja hospitalar, domiciliar ou inter-hospitalar, com fins diagnósticos ou de tratamento.
Quando o serviço for realizado por prestador não credenciado, deverá ser observado os limites regulamentares de cada plano.
Remoção prestada por serviço público (Samu)
Cabe esclarecer ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Ministério da Saúde, realiza atendimentos de urgência e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, com envio de unidades de remoção móveis.
O objetivo desse serviço, que funciona 24 horas, é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, após ter ocorrido alguma situação de urgência e emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica, entre outras.
Este serviço está disponível a todo cidadão gratuitamente.
Estudo avalia contratação de serviço de atendimento pré-hospitalar
Para ampliar a cobertura relacionada à remoção, a Real Grandeza está concluindo análise de viabilidade de oferta de um produto de atendimento pré-hospitalar, que se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência.
Além de fornecer um sistema de transporte, o atendimento pré-hospitalar permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, antes de o paciente ser levado a um serviço médico.
Através de um sistema fixo de triagem e controle é realizada a análise inicial do caso e indicado o tipo de equipe que será deslocada para o atendimento.
A partir do momento em que a contratação deste ocorra, a mesma será divulgada nos canais oficiais da Real Grandeza.
(23/09/2022)