Para muitas pessoas, o fim de ano representa um momento de reflexão sobre as próprias atitudes. Além do olhar para o futuro, também se faz presente o olhar para o passado, instante em que todos têm a oportunidade de contemplar tudo aquilo que foi conquistado: a recuperação de uma pessoa querida de algum problema médico, uma dieta bem sucedida, uma viagem inesquecível, a nova carreira ou filhos chegando.
Envolvidos no sentimento de gratidão pela vida, nesta época, especialmente no Natal, torna-se ainda mais urgente o apoio a pessoas e organizações que trabalham para levar comida a quem precisa. Diante desta necessidade, a Real Grandeza, através de seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, apoia e divulga a campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
A Ação da Cidadania no Brasil
Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.
A rede da Ação da Cidadania hoje está presente em todos os estados do país mais o Distrito Federal. Cada entidade em seu estado atua com independência completa, operando de acordo com as necessidades de sua região.
Os comitês desenvolvem ações regulares nas áreas da saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens das comunidades.
A Ação da Cidadania atua com uma estrutura descentralizada, permitindo revelar as lideranças que vêm transformando suas comunidades: homens e mulheres com grande capacidade de mobilização e influência, além de muita criatividade para encontrar soluções para seus problemas, mas com pouca educação formal. As atividades são definidas pelos comitês, atendendo às demandas da própria comunidade, onde desempenham a função de agentes locais de cidadania, principais atores sociais desta rede.
CLIQUE AQUI e veja como ajudar!
Real em Cena divulga novo episódio
Além das questões políticas e econômicas que podem levar à fome, todos os dias no mundo são perdidas toneladas de alimentos apropriados para o consumo. Diante deste problema, este ano, no dia Dia Internacional para Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) enviou um importante recado: para combater a fome será preciso evitar o desperdício.
Devido a isso, o grupo de teatro Real em Cena preparou uma importante mensagem para que todos possam refletir sobre a fome.
Acesse o player abaixo e assista ao episódio "Fome: o que você tem feito pelo outro?".
O Real em Cena é um grupo independente de teatro amador, formado por participantes ativos e aposentados, que conta com o apoio da Real Grandeza.
Cinco atitudes e ações da ONU para acabar com a fome |
---|
A falta de segurança dos alimentos ameaça não somente a saúde humana, mas economias inteiras Não desperdice comida Se você tiver sobras, congele elas para mais tarde ou use elas como ingrediente para fazer uma nova refeição. Quando comer num restaurante, peça uma meia porção se não estiver com muita fome, ou peça para levar o que sobrou para casa. Produza mais, com menos Até 2050, a estimativa é que o número de habitantes no planeta chegue a 9 bilhões de pessoas. Por isso, agricultores precisam encontrar novas formas e maneiras mais eficientes de produzir alimentos, além de diversificar as plantações. Uma abordagem integrada de agricultura pode ajudar os produtores a aumentar as colheitas, e assim, os lucros. Além disso, também pode contribuir para melhorar a qualidade da terra. Adote uma dieta mais saudável e sustentável Encontrar tempo para preparar refeições nutritivas pode ser um desafio numa vida com o ritmo rápido, principalmente quando não se sabe como fazer isso. Refeições nutritivas não precisam ser elaboradas. Na verdade, elas podem ser feitas de uma maneira rápida, fácil, e utilizando poucos ingredientes. Compartilhe suas receitas nutritivas com sua família, amigos, colegas e online. Siga chefs de cozinha e bloggers online para aprender novas receitas ou converse com o seu fornecedor local para aprender como eles preparam o que produzem em casa. Defenda a #FomeZero Todos têm um papel na construção de um mundo com #FomeZero, mas países, instituições e pessoas precisam trabalhar em conjunto para alcançar este objetivo. A FAO estimula a estabelecer parcerias #FomeZero, compartilhar conhecimento e recursos, desenvolver estratégias e descobrir novas oportunidades para contribuir no combate à fome. Outra sugestão é discutir o assunto com autoridades locais e nacionais, promover programas educacionais relacionados à questão e espalhar a mensagem do #FomeZero através da sua rede de conhecidos. |
(20/12/2022)