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REAL GRANDEZA RESPONDE DÚVIDAS SOBRE PLANO DE SAÚDE

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Durante cerca de duas horas, técnicos da área de Saúde da Real Grandeza responderam a perguntas encaminhadas por e-mail durante a semana pelos beneficiários do Plano de Saúde, durante transmissão feita pela FurnasNet para o Escritório Central e todas as demais áreas de Furnas, na manhã de quarta-feira, dia 8 de julho. A transmissão, que contou com o apoio da área de Comunicação e do Núcleo de Imagem de Furnas, foi muito útil para esclarece dúvidas sobre questões como reembolso, rede credenciada, convênios de reciprocidade e muitas outras.

Ao apresentar os técnicos, o diretor-presidente da Real Grandeza, Aristides Leite França,  observou que a transição de um plano de saúde, mesmo com todo o comprometimento das equipes que estão à frente do projeto, sempre exige alguns ajustes pontuais e, somado a isso, ainda surgiram fatos inesperados, quanto ao processamento  em  atraso de guias de pagamento de credenciados e reembolsos a participantes, que provocaram  efeitos colaterais e um esforço redobrado para que se possa retomar a normalidade planejada. Segundo ele, o importante nesse momento é que todos tenham em mente que "o Plano é mutualista e cada um de nós é responsável pelo pela sua sobrevivência".

Em seguida, o diretor de Seguridade, Roberto Panisset, apresentou, junto com a assistente da área, Andrea Jaguaribe, os novos gerentes Cidea Labrujo, de Operações de Saúde, e Pablo de Castro, de Benefícios de Saúde, que passaram a responder as questões encaminhadas por e-mail pelos beneficiários.

Verifique, abaixo, as respostas apresentadas, por assunto, para que você fique por dentro e entenda melhor o seu Plano de Saúde Real Grandeza.

REDE CREDENCIADA

A CASSI deixou de atender o Hospital Anchieta de Brasilia?
O processo de credenciamento direto com a Real Grandeza será concluído até o final desta semana, incluindo o Hospital Anchieta, Santa Lucia e Santa Luiza.

Por que encontro problema de atendimento em alguns prestadores?
A dificuldade para se obter atendimento em alguns prestadores tem ocorrido devido ao volume de guias de pagamento não processadas (60.000) por Furnas. Alguns prestadores têm um montante a receber em aberto, extremamente alto, e têm condicionado o atendimento ou a retomada do credenciamento ao pagamento integral das dívidas existentes. A Real Grandeza vem colaborando com Furnas no sentido de processar essas contas para que Furnas efetue o acerto financeiro com estes prestadores, o mais breve possível.

Por que alguns credenciados, na migração para a Real Grandeza, disseram não atender mais ao plano. O que fazer? Como solicitar credenciamento?
No processo de migração do Plano toda a rede de Furnas foi convidada a se credenciar junto à Real Grandeza, porém muitos prestadores não atenderam a esse chamado e descontinuaram o atendimento. Alguns, devido aos atrasos de pagamento, outros devido a aspectos de sua administração. A primeira onda de credenciamento foi realizada com todos aqueles que responderam ao nosso chamado. Agora, a Real Grandeza está fazendo uma segunda onda de credenciamentos, onde estamos, ativamente, contatando todos os demais Prestadores para que concluam o credenciamento.

E para credenciar o meu médico, como eu faço?
Caso o seu médico anteriormente tenha sido credenciado de Furnas, não será necessária nenhuma ação, pois estamos contatando todos para o credenciamento. Se contrário, solicitamos o envio de um e-mail encaminhando a solicitação e indicação com os dados: nome, endereço, telefone e especialidade para o endereço grp@frg.com.br.

RECIPROCIDADE

Na cidade onde resido, não há clínica que eu possa usar, pois a que têm pertence a Unimed e recebi a carteira da CASSI. O que fazer?
As reciprocidades foram definidas inicialmente por Furnas. Sempre que ocorre questionamento, analisamos as redes e alteramos quando identificamos melhoria para os beneficiários. Por exemplo, já ocorreram 15 mudanças de Cassi para Unimed e 13 de Unimed para Cassi.

Sinto-me extremamente prejudicado com a mudança do meu plano conveniado, por reciprocidade, da Unimed para Cassi. Quero voltar a ter Unimed, como faço?
Como já informado, Furnas definiu as reciprocidades, mas estamos analisando todos os casos em que ocorrem questionamentos.
IMPORTANTE: Os beneficiários do Rio de Janeiro contam com a cobertura da ampla rede credenciada da Real Grandeza, sem convênio de reciprocidade.A reciprocidade é para as demais regiões, com o intuito de garantir uma total cobertura.

Como sou do Rio de Janeiro mas fico bastante tempo em Vitoria terei condição de usar o convênio de reciprocidade nesta cidade que é a Unimed?
Todos os funcionários Furnas que estiverem em trânsito terão atendimento de Urgência e Emergência garantidos pela Unimed. É necessário entrar em contato com o call center para que viabilize o atendimento.

Em Vassouras, para onde me mudarei quando aposentado, há convênio de atendimento com a Cassi. O que devo fazer para me habilitar para, em estando lá, ser atendido?
Será necessária apenas a atualização do endereço na época da aposentadoria.

REEMBOLSO

Sobre o reembolso de óculos e lentes de contato, como saber previsão de pagamento do pedido? 
A Real Grandeza vem colaborando com Furnas no sentido de processar os reembolsos e contas de prestadores que estavam atrasadas, porém o volume que nos foi apresentado foi muito superior ao inicialmente esperado (2.500 reembolsos e 60.000 guias de prestadores). A consulta sobre o andamento do reembolso deve ser feita através do 0800 888 8123 ou pelo site da Real Grandeza.

Os usuários do plano de saúde têm que enviar a documentação via correio para a Real Grandeza realizar os reembolsos. Como evitar este custo para o usuário?
Lembramos que os reembolsos podem ser enviados para a Real Grandeza pelo malote dos escritórios regionais, das urnas no escritório central ou pelo Correio, via AR, cujo custo é baixo e com envio controlado.


Como administrar o risco  de extravio de documentos, uma vez que os originais devem ser enviados?
É uma prática das operadoras de plano de saúde e seguros, o envio dos documentos para reembolsos através dos correios, porém todos nós sabemos do risco de extravio desta documentação. Sugerimos que o beneficiário sempre guarde uma cópia da documentação consigo e nos envie através de AR (que é mais em conta do que o Sedex, mas ainda sim há um número de controle para rastreio).

Se ao dar entrada na solicitação de reembolso médico, o ORIGINAL do recibo ficará retido como farei caso a Receita Federal do Brasil solicite comprovação de pagamento realizado a algum profissional?

A retenção de documentos originais é realizada por todas as grandes seguradoras e operadoras de plano de saúde, devido a alguns aspectos de Governança Corporativa. Mas, sabemos que a prestação de contas junto a Receita Federal nos exige a apresentação de recibos e notas fiscais de serviços médicos. Por isso, a Real Grandeza,  assim como as grandes operadoras, disponibiliza, quando solicitado pelo Beneficiário, uma declaração comprobatória na qual constam informações sobre o recibo original, como o valor recibo, os dados do emissor e o valor reembolsado pela Real Grandeza.

Qual é o prazo que a Real Grandeza se obriga a efetuar os depósitos das solicitações de reembolso de despesas médicas realizadas por profissionais não credenciados?
O prazo para processamento e pagamento dos reembolsos é de 15 dias úteis após o recebimento da SR, acompanhada da documentação completa na Real Grandeza.

Qual a documentação a enviar referente aos valores gastos com anestesista e instrumentadora na rede de hospitais credenciados pela Real Grandeza para reembolso?
É importante que todos verifiquem a documentação necessária e as informações que nela devem estar contidas, antes de enviar o seu reembolso. As informações detalhadas estão no site da Real Grandeza. Mas, caso ainda restem dúvidas, consultem o 0800 ou via email (grp@frg.com.br).


Como nos portar com os Anestesistas? O que fazer? No 0800 não obtive uma orientação precisa. Poderia ser feita uma cartilha?
Já identificamos que temos problemas com o script da central de atendimento  sobre este tema e outros. Todos estão sendo revisados e ampliados. Em breve, teremos uma melhoria na qualidade das informações prestadas.

Existe a possibilidade de melhorar as informações sobre os reembolsos?
Uma das nossas primeiras preocupações é dar transparência as informações e, com esse objetivo, colocamos no site da Real Grandeza uma ferramenta que permite consultar os reembolsos. Esta ferramenta ainda precisa de alguns pequenos ajustes, mas as consultas sobre os reembolsos já podem ser realizadas.Veja em site da Real Grandeza / Portal do Beneficiário .


ACESSO INFORMAÇÃO

No site, as informações de saúde estão misturadas com outras e encontram-se em submenus escondidos. Deveria ser criado portal voltado somente para a saúde, modernizando o visual do site.
A reformulação do site exclusivo para os assuntos de saúde, que irá facilitar o acesso a informação, está em desenvolvimento e, em breve, será apresentado a todos.

COBERTURA E DEPENDENTES

O que se perde, quando se migra do Executivo para o Especial?
A cobertura e o múltiplo de reembolso e internação são os mesmos. A diferença é na rede credenciada que pode ser consultada no site.

Como devemos proceder quando precisamos incluir um novo dependente?
É necessário que se comunique ao RH de Furnas, pois os beneficiários de Furnas chegam a Real Grandeza através de carga diária. Vale ressaltar que a inclusão no plano de Furnas não garante a inclusão no Plames, para isso, é necessário o preenchimento do formulário específico de adesão.Quanto a reciprocidade, ela está atrelada ao endereço do beneficiário.

Na verdade tenho dois convênios médicos "Cassi e Real Grandeza "? Onde encontro formulário para reembolso?

Convênio médico você possui apenas um, com a Real Grandeza, que oferece a cobertura de reciprocidade com a CASSI para os beneficiários residentes fora do Rio de Janeiro.Os formulários estão disponíveis ao lado das caixas de coleta no escritório central e nos ambulatórios das áreas regionais.

Quando meus agregados, filha e netos, de Brasília-DF, irão receber os seus cartões Cassi?
A concessão da reciprocidade está condicionada ao endereço que o funcionário tem cadastrado. É necessário manter o endereço atualizado dos titulares, dependentes e agregados. Recentemente foi realizado um recadastramento pela Real Grandeza.

Como fica o desconto do plano de saúde para o atendimento de acidente de trabalho, com o objetivo de orientar o empregado/família?
Esse esclarecimento deve ser obtido junto ao RH da Patrocinadora.


ATENDIMENTO REGIONAL

Antes da transferência da administração do Plano de Saúde para a Real Grandeza nos foi dito que haveria ao menos 2 funcionários atuando como representantes regionais na área de Foz do Iguaçu (GRP.O). Quando teremos?
Estava prevista para o dia 15/06 a visita para identificação da melhor localidade para o futuro posto de Foz de Iguaçu, porém ocorreu a greve de Furnas e a viagem teve que ser suspensa. Já estamos alinhando os calendários para voltarmos ao processo de implantação dos postos.

CONTATO POR TELEFONE

O tel de 24h parece funcionar bem, porém o de atendimento (que é o telefone de final 6800) NUNCA está disponível. O que fazer?
Todos os processos de atendimentos estão passando por reformulações. O contato deve ser feito, prioritariamente, pelo 0800 888 8123 ou e-mail: grp@frg.com.br.

 

(09/07/2015)