Em 24 de janeiro comemora-se o Dia do Aposentado. Para celebrar a data, a Real Grandeza participa, com outras entidades de previdência, do tradicional evento promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) que, esse ano, será realizado no dia de 23 de janeiro de 2025, a partir das 15h horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Associação (CLIQUE AQUI).
Com apoio institucional do ICSS, UniAbrapp, Conecta e do Sindapp, o evento trará uma palestra “Bem-estar na aposentadoria: saúde, longevidade e qualidade de vida”, com o médico Marcos Cabrera, geriatra e professor do curso de medicina na Universidade Estadual de Londrina.
A Real Grandeza aproveita o evento para prestar homenagem a todos os seus aposentados que, dessa vez, foram representados pelo aposentado de Furnas, José Geraldo Ferreira de Abreu. O homenageado escolhido receberá um Certificado de Participação na Semana do Aposentado 2025, como gesto simbólico.
A seguir, confira a entrevista com o homenageado.
JOSÉ GERALDO FERREIRA DE ABREU – Engenheiro (Escritório Central -RJ)
“Nós — ativos, aposentados e pensionistas —, somos a Real Grandeza. E a Real Grandeza é nossa. É preciso estar atento para lutar pela nossa entidade em busca de uma aposentadoria tranquila. Agradeço por tudo que a Real Grandeza me proporcionou”.
Natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o aposentado José Geraldo Ferreira Abreu, 75 anos, ingressou em Furnas em 1972, ano da mudança da antiga sede de Furnas Centrais Elétricas para o bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade. Recém- formado em Engenharia Elétrica, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em Santa Rita do Sapucaí (MG), a extinta estatal foi a sua porta de entrada para o mercado de trabalho.
Por intermédio do amigo de seu pai de longa data, o engenheiro Humberto Cardoso Chaves, José Geraldo tomou conhecimento de que a empresa estava à procura de profissionais para trabalhar em Brasília. O então recém-formado não perdeu a oportunidade. A notícia da aprovação veio por telegrama. “Foi tudo muito rápido. Eu tinha acabado de voltar da praia com os meus amigos e a minha mãe me entregou o telegrama. Arrumei a mala e, em poucos dias, comecei a trabalhar na empresa. Foi o início da minha trajetória profissional”, relembra o homenageado.
Ao longo dessa trajetória, José Geraldo teve a oportunidade de trabalhar em algumas usinas e subestações que integram o sistema Furnas. Em 1972, antes de ir para Brasília, ele passou por um período de treinamento na subestação de Guarulhos, divisa dos municípios de São Paulo e Guarulhos, durante oito meses. Terminada a fase de capacitação e de aquisição de conhecimentos específicos, ele foi transferido para Brasília, onde atuou na Divisão de Transmissão Brasília (DTRP.O) durante três anos.
Em 1975, o aposentado voltou à cidade de origem para trabalhar no Departamento de Transmissão Interior (DPI.O), no Escritório Central. O período na Cidade Maravilhosa foi marcado pelo reencontro com os amigos e familiares na Região dos Lagos, local em que vive até hoje. Após cinco anos no Rio, José Geraldo foi novamente transferido, desta vez para a Usina Hidrelétrica de Estreito (Luís Carlos Barreto de Carvalho), localizada no município de Pedregulho, próximo à cidade de Franca, em São Paulo. No começo de 1983, antes da aposentadoria, José Geraldo voltou ao Rio para trabalhar no DRM.O, localizado na subestação de Adrianópolis, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Dentre as áreas por onde passou, Estreito foi o local que mais marcou o seu período laboral. Ele destaca os laços de amizade construídos, em especial com o colega Ademir Bellesine, aposentado morador de Sertãozinho (SP), e o trabalho de instalação de repetidores de sinal de televisão para as vilas de moradores das usinas da região e de Mascarenhas de Moraes.
APOSENTADORIA
José Geraldo se aposentou em fevereiro de 1991. Entretanto, ainda reserva um tempo na agenda para ajudar os associados da Associação dos Empregados de Furnas (Após- Furnas), entidade que atua em defesa dos interesses de participantes e assistidos da Real Grandeza, trabalhando como representante da associação na Região dos Lagos (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, Iguabinha, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro D´Aldeia). “Desde 2016, eu organizo encontros, esclareço dúvidas dos associados sobre os principais assuntos da Real Grandeza, além de participar das assembleias gerais”, ressalta.
Caseiro assumido, nas horas vagas ele procura ler, estudar, navegar na internet e assistir às partidas de futebol do seu time do coração, o Vasco da Gama, na companhia da esposa Scheila, das filhas, Marcela e Patrícia, e do neto Fernando, o xodó da família. Ainda guarda na memória a perda do neto caçula, aos 6 anos, vítima de um câncer. “Agradeço toda a ajuda recebida da Real Grandeza no momento mais difícil da minha vida”.
Avesso a viagens aéreas, o aposentado ficou feliz pela indicação e por saber que o evento do Dia do Aposentado 2025 será transmitido ao vivo por meio do canal da Abrapp no YouTube. Perguntado sobre a importância da Real Grandeza na sua vida, ele respondeu prontamente: "A Real Grandeza é tudo na vida do aposentado. Nós — ativos, aposentados e pensionistas —, somos a Real Grandeza. E a Real Grandeza é nossa. É preciso estar atento para lutar pela nossa entidade em busca de uma aposentadoria tranquila. Sou feliz e agradeço por tudo que a Real Grandeza me proporcionou”.
(22/01/2025)