A Real Grandeza realizou, dia 15 de fevereiro, em seu Auditório, evento para destacar a importância de se ater e pensar em ações de promoção à saúde mental. A palestra/debate foi conduzida por psicólogos do projeto Janeiro Branco e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, com maioria entre aposentados e pensionistas.
O diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, abriu o evento ratificando o apoio da FRG à campanha nacional Janeiro Branco e relacionou aspectos da saúde mental à felicidade. Após o discurso inicial, Horácio apresentou a equipe de voluntários do Grupo Flamengo Janeiro Branco, composto por cinco psicólogos, Mônica Santana, Anna Maria Russo, Maria Salete Maimone, Priscilla Ferreira e Rodrigo Gusmão, que foram os responsáveis pela mediação do evento.
A psicóloga Mônica Santana iniciou sua intervenção explicando como surgiu o movimento Janeiro Branco e falando sobre a importância de se cuidar tanto da saúde física, quanto da saúde mental. Em seguida, solicitou aos participantes que descrevessem o que entendem por saúde mental, para que pudessem abrir um debate com base nos temas que surgissem.
Sandra Ceva, médica da Real Grandeza, frisou que o bem estar físico está ligado ao equilíbrio da saúde mental e que, por vezes, quando as pessoas ficam constrangidas em admitir problemas relacionados à saúde mental, esses problemas acabam refletindo na saúde física e na interação social.
Para auxiliar a reflexão, os psicólogos explicaram que saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, é o estado de bem-estar no qual o indivíduo desempenha suas habilidades, é capaz de lidar com as inquietudes comuns da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir com a sociedade.
Em seguida, definiram o Janeiro Branco como uma campanha que busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas e indicaram algumas ações pessoais, que podem ser úteis para uns ou para outros, tais como:
- Cuidar de si, para cuidar dos outros e do ambiente.
- Estudar, aperfeiçoar-se e trabalhar.
- Saber parar, ter e dar limites.
- Ser humano, ser família, ser amigo.
- Falar dos sentimentos.
- Não ter medo das emoções.
- Refletir, ponderar, raciocinar.
- Espiritualidade.
- Buscar o que faz bem, o que gosta.
- Caso necessário, procurar ajuda profissional.
O evento foi uma realização em parceria entre a Real Grandeza e voluntários do Projeto Janeiro Branco-RJ.
PROJETO JANEIRO BRANCO
A proposta do Janeiro Branco surgiu em Minas Gerais, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com o objetivo de mostrar a importância de pensar em ações de promoção à saúde mental. O Projeto vem ganhando força a cada edição e já no ano de 2016 teve forte aderência em várias localidades. Nesse mesmo ano, por exemplo, as cidades de Campinas (SP) e Uberlândia (MG) instituíram o mês de janeiro como período dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.
Para outras informações acesse www.janeirobranco.com.br.
(16/02/2017)