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PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA (PPA DE FURNAS)

O diretor-presidente da Real Grandeza, Sérgio Wilson Fontes, acompanhado de representantes da área técnica da entidade, participou, no dia 19 de junho, do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) direcionado aos inscritos no Plano de Aposentadoria Extraordinária de Furnas (PAE), no Escritório Central, Rio de Janeiro.

Para Sérgio Wilson o programa de preparação é uma excelente iniciativa da patrocinadora Furnas e a Fundação faz a sua parte com a presença dos representantes das áreas técnicas (previdência, saúde e atendimento) para esclarecer dúvidas sobre os processos de aposentadoria e ajudar os participantes nesse momento tão significante das suas vidas. “Muito de vocês ainda estão numa fase produtiva da vida, podem empreender e o programa de preparação mostra um pouco isso. É muito importante a participação da Real Grandeza nesse projeto e a entidade está de portas abertas para receber todos vocês da melhor maneira. É nossa obrigação”, afirmou Sérgio Wilson.

Coordenado pela Gerência de Segurança do Trabalho e Saúde de Furnas (GSS.A),o programa de preparação oferece palestras específicas, com a participação dos técnicos da área de previdência, saúde e atendimento da Real Grandeza. O evento, realizado nos dias 19 e 20 de junho, reuniu 50 colaboradores das seguintes subáreas: Brasília, Aparecida de Goiânia, Funil, Cachoeira e Simplício.

As adesões ao PAE foram divididas em dois períodos: o primeiro até o dia 30 de junho e o segundo de 10 a 31 de julho. Os desligamentos serão realizados entre junho e dezembro deste ano. Para os que optarem pelo segundo período, a Gerência de Segurança do Trabalho e Saúde de Furnas irá promover novo encontro sobre preparação de aposentadoria.

A gerente de Benefícios Previdenciários, Guiomar Praun, deu início à apresentação explicando as modalidades dos planos de Benefício Definido (BD) e Contribuição Definida (CD) e seus respectivos regulamentos, o reajuste de benefícios e formas de pagamento de cada plano. Guiomar Praun também falou sobre o prazo máximo de concessão do benefício de até 45 dias; a importância do preenchimento correto e sem rasura de todos os formulários e requerimentos e sobre a data do pagamento do benefício dos assistidos, que é realizado na agência bancária indicada, sempre no penúltimo dia útil do mês para os participantes do Plano de Benefício Definido e no primeiro dia útil do mês subseqüente para os do Plano de Contribuição Definida.

Na área de saúde, o foco foram as características e as diferenças de cada plano (Básico, Especial, Executivo e Executivo Plus), os tipos de cobertura (Ambulatorial e Hospitalar), carências e as mudanças que ocorrem quando do término do plano de saúde custeado pela patrocinadora.. De acordo com Pablo de Castro, gerente da área de Benefícios de Saúde (GBS), após o desligamento do titular, não será possível incluir novos dependentes no plano de saúde.

Flávia Pinto da área de Relacionamento com o Participante enfatizou o empréstimo pessoal, modalidade de investimento do Fundo Previdenciário, destacando como é feito a taxa de correção do empréstimo para os participantes dos planos BD e CD, o prazo estimado de quitação e como o participante pode reduzir o prazo de término do empréstimo, por meio de amortizações voluntárias ou aumento do percentual de desconto. A gerente também chamou a atenção dos participantes sobre a regra dos Regulamentos VII-A e VII – A Revisão I (em vigor a partir de 2016), que estabelece que o saldo deverá ser quitado em caso de rescisão com a patrocinadora.

Os participantes devem estar atentos no momento do desligamento da patrocinadora, pois é preciso procurar a Gerência de Relacionamento com o Participante, localizada no 1º andar do edifício-sede em Botafogo, para solicitar o benefício de aposentadoria. É importante manter os dados cadastrais em dia junto à entidade e não esquecer do vencimento das mensalidades. Enquanto o participante não estiver na condição de aposentado, as mensalidades deverão ser pagas através de boleto bancário.

Para a participante Fátima Cristina Miranda Castro, de 53 anos, da Gerência de Controle Patrimonial (GCP.F) do Escritório Central, o encontro foi uma excelente oportunidade para entender alguns conceitos e esclarecer dúvidas com a equipe técnica. “Acompanhei todas as informações no site da FRG, utilizei o serviço de e-mail para enviar minhas dúvidas e fui muito bem atendida, afirmou a colaboradora que trabalha em Furnas há 16 anos.

Para auxiliar seus participantes com as informações necessárias quanto ao Programa, a Real Grandeza preparou uma área especial em seu portal na internet, com perguntas e respostas, regulamento e simuladores dos planos previdenciários (Benefício Definido e Contribuição Definida). Os interessados também podem enviar suas dúvidas para o e-mail: pae@frg.com.br.

O diretor presidente posa para a foto com equipe técnica da entidade e com a coordenadora do PPA, Ida Tormena (à direita)


(20/06/2017)