No dia 22 de maio, o Real em Cena, grupo de teatro da Real Grandeza, por empregados da Real Grandeza, aposentados e pensionistas, foi a atração no evento promovido pela Abrapp, durante o 3º Seminário "A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil", realizado no Rio de Janeiro, com a apresentação da peça "O Cinturão da Sustentabilidade".
Com direção de Édio Nunes, também autor do texto, junto com a Coordenadora do Programa de Responsabilidade Socioambeinetal da Real Grandeza, Raquel Castelpoggi, o espetáculo se passa num octógono , ringue onde acontecem as lutas da União dos Fundos Conscientes (UFC). Em busca do Centurão da Sustentabilidade, destacam-se as personagens “lucretina”, que é a grande campeã em lucratividade no ranking nacional e a desafiante “engajada”, cujo lema é ir além da lucratividade, examinando os riscos de curto, médio e longo prazo.
Em tempos de Rio + 20, Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que acontece em junho deste ano, o evento, que reuniu dirigentes, gestores e administradores da área, foi uma excelente oportunidade para debatedores e expositores discutir os desafios da sustentabilidade no setor como impactos das questões ambientais e sociais na avaliação de empresas; incorporação de práticas de investimento responsável nas políticas de investimento; ações objetivas adotadas por Fundos de Pensão e gestores ativos e projetos verdes – a sustentabilidade em projetos imobiliários
Na abertura do evento, o Coordenador do Escritório Regional RJ da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Eduardo Menezes Meireles, enfatizou que a “Sustentabilidade é sem dúvida um tema que veio para ficar e está longe de ser um modismo”. Ainda segundo o Coordenador, “É difícil abrir um jornal hoje sem ver alguma notícia a respeito e a PREVIC com certeza já percebeu tal importância”.
Criado em 1998, o Real em Cena é um dos mais importantes projetos de voluntariado do programa de Responsabilidade Sociambiental da Real Grandeza, com apresentações em escolas, hospitais, empresas, asilos e comunidades carentes. Espetáculos infantis e adultos tratam da importância da preservação do meio ambiente, reciclagem, doação de sangue, prevenção DST/AIDS e equidade.
(31/05/2012)
__________________________________________________________________________