A Real Grandeza organizou, dia 1º de dezembro, no auditório do 8º andar de Furnas, a palestra “Artrose ou Artrite? Entendendo as diferenças e uma abordagem sobre o tratamento”, com a reumatologista Dra. Ana Claudia Melazzi. O evento, que contou com a presença de cerca de 70 pessoas, marcou o fim do ciclo de palestras realizado pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental para o ano de 2016.
A abertura da palestra foi realizada pela responsável pelo Programa, Raquel Castelpoggi, que anunciou para o início do próximo ano uma reunião com aposentados e pensionistas para que os mesmos possam indicar eventos para o ano de 2017.
Em seguida, Dra. Ana Claudia Melazzi iniciou sua explanação informando que artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, apresentando como sintomas dor, inchaço, calor e vermelhidão. De acordo com a médica, a doença é uma manifestação de várias enfermidades reumatológicas como Osteoartrite (Artrose), Artrite Reumatóide, Lúpus, Esclerotermia, Dermatomiosite ou Polimiosite e Espondiloartrites, por exemplo.
A Osteoartrite, popularmente conhecida como Artrose, foi o tema tratado em seguida. Segundo a Dra. Ana Claudia Melazzi, essa patologia reumática “é a maior frequência nos consultórios, chegando a 40% das consultas”. De acordo com a médica a doença tem forte impacto sócio-econômico e é responsável por quase 8% dos afastamentos do trabalho e 6% dos casos de aposentadoria: “nos Estados Unidos é a segunda doença que mais causa invalidez, perdendo somente para doenças cardiovasculares”, informou.
A reumatologista definiu a Artrose como um tipo de doença das articulações que resulta da degeneração da cartilagem e do osso subjacente. Os sintomas mais comuns são rigidez, dormência e dor nas articulações. Na população mundial a prevalência da doença é de 15%. Já no Brasil,a estimativa é de que até 80% da população com mais de 65 anos tenha Artrose. Os fatores de risco da enfermidade são idade, maior frequência no sexo feminino e em pessoas de cor branca, obesidade, trauma, esforço repetitivo ou genética.
PREVENÇÃO
Além da informação a respeito de medicamentos que atuam contra a perda de cartilagem nas articulações, a Dra. Ana Melazzi também indicou algumas medidas gerais para tratamento e prevenção da Artrose:
- Evitar ficar na mesma posição durante muito tempo.
- Usar calçados adequados.
- Evitar subir e descer escadas durante muito tempo.
- Corrigir defeitos posturais.
- Repouso das articulações acometidas.
- Divisão dos afazeres domésticos, evitando a realização de todas as tarefas de uma só vez.
- Não se privar de utilizar bengalas ou andadores.
- Perder peso.
- Realizar atividades físicas aeróbicas de baixo impacto como natação ou hidroginástica.
- Utilizar órteses de repouso, de posicionamento, de contenção e descarga.
(02/12/2016)