Foi realizada na última quarta-feira (03/08), no Auditório da Real Grandeza, a palestra "Conheça os principais problemas hormonais causadores de ganho de peso, doenças da tireóide e a osteoporose", com o Dr. Luis Augusto Russo, médico endocrinologista, mestre e doutor pela PUC-RJ e Fiocruz, respectivamente. O evento é parte integrante de um conjunto de palestras organizado pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental, tendo como temas saúde, alimentação saudável e reinserção social do idoso..
O diretor-ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, abriu o evento agradecendo a presença dos cerca de 60 presentes, com aposentados e pensionistas em maioria, e destacando a importância da prevenção de doenças relacionadas ao excesso de peso, inclusive em relação à economia que esse tipo de cuidado gera ao plano de saúde. Logo em seguida, Raquel Castelpoggi, do Programa de Responsabilidade Socioambiental da FRG, anunciou novos eventos para os meses de setembro e outubro, direcionados aos aposentados, pensionistas, empregados da Real Grandeza e Furnas, e também seus familiares.
Após a abertura, o Dr. Luis Augusto Russo iniciou sua apresentação relacionando boa saúde e uma alimentação correta, atividade física e acompanhamento médico regular, pois nem sempre pouco peso indica uma vida saudável, podendo muitas vezes haver alterações nas taxas de colesterol, ácido úrico, triglicerídeos etc. Em seguida falou sobre a saúde da mulher, desde a primeira infância, passando por pré-puberdade, puberdade e demais faixas etárias. Sobre a puberdade, Dr. Russo destacou que nessa fase "os ossos estão crescendo e se consolidando e a jovem precisa de cálcio e de exercícios para acumular massa óssea e evitar, no futuro, os riscos de osteoporose".
Ainda em relação a saúde da mulher, mais especificamente sobre a faixa etária a partir dos 60 anos, disse que é nessa fase onde há uma aceleração na perda de massa óssea, perda de massa muscular e ganho de peso, onde passa a ser ainda mais necessária a realização de atividades físicas regulares, por pelo menos 45 minutos diários, preferencialmente pela manhã, ao ar livre, para também favorecer a absorção de vitamina D pelo organismo.
Na última parte da palestra, Dr. Russo informou que há um risco elevado de doenças cardiovasculares para mulheres com a circunferência da cintura maior que 88 cm e para homens com medidas superiores a 102 cm. Para encerrar sua apresentação deixou como mensagem que o tratamento da obesidade passa por uma modificação no estilo de vida, com uma combinação de alimentação saudável, atividades físicas e complementação vitamínica.
(08/08/2016)