A Real Grandeza realizou no dia 26 de setembro uma palestra para os participantes sobre benefícios e gestão do Plano de Contribuição Definida (Plano CD), no Escritório Central de Furnas, com transmissão para as áreas regionais, por videoconferência, e pelo Facebook da Entidade, que mantém o evento disponível para visualização no link http://www.facebook.com/rgsaudepage/.
O evento foi realizado na semana que marca o prazo final de cada ano para alteração do percentual de aporte (o prazo termina no dia 30 de setembro. Clique aqui para mais informações). Muitos participantes ainda não adotaram o limite máximo fixado para a Contribuição Básica, perdendo assim boa oportunidade, uma vez que a patrocinadora oferece contrapartida de igual valor. O encontro procurou levar aos participantes informações para compreender a vantagem de esgotar o percentual permitido para essa Contribuição e garantir um saldo de conta mais elevado na hora de usufruir o benefício da aposentadora, bem como para esclarecer dúvidas sobre a situação atual do Plano com as áreas técnicas da Real Grandeza.
Ao abrir o encontro, o diretor-presidente da Real Grandeza, Sérgio Wilson Ferraz Fontes, apresentou um estudo comparativo entre os planos abertos de mercado, oferecidos por instituições financeiras e seguradoras, e o Plano CD da Real Grandeza, que oferece mais opções de ganhos para os participantes, especialmente para quem contribui pelo máximo permitido. Além de contar com a paridade contributiva das patrocinadoras, o Plano CD tem custo administrativo menor e rentabilidade superior aos planos de previdência aberta, tanto PGBL como VGBL, de acordo com o estudo (Acesse aqui matéria sobre esse estudo, publicada no Jornal da Real Grandeza).
A diretora de Seguridade, Patricia Melo, explicou que o Plano, tão importante para o futuro da aposentadoria de todos, depende dos aportes e do resultado dos investimentos acumulados em contas individualizadas. “O plano CD é diferente de plano BD, pois ele não tem compromisso com a última renda do empregado. É preciso ter disciplina e fazer um planejamento maior para garantir uma aposentadoria confortável e segura”, explicou Patrícia Melo.
Adriana Gautê, gerente de Estatística e Atuária , e Ernani Almeida, analista da Gerência de Benefícios Previdenciários (GBP) apresentaram um panorama completo sobre as condições do Plano, explicando detalhes das fases de acumulação de recursos e de recebimento de benefício. Destacaram que, no Plano CD, o benefício do participante é formado pelas contribuições realizadas durante o tempo de trabalho, acrescidas de retorno dos investimentos, sendo que o valor real do benefício só será conhecido no momento da concessão da aposentadoria.
Principais vantagens do Plano CD
Durante o encontro, os técnicos da Real Grandeza destacaram em suas apresentações as principais vantagens oferecidas pelo Plano CD, destacando:
- O participante não contribui sozinho: a Patrocinadora contribui com uma parcela igual a da sua Contribuição Básica.
- Liberdade para fazer contribuições adicionais: além da Contribuição Básica, você pode, sem a contrapartida da Patrocinadora, fazer contribuições adicionais, aumentando a sua renda futura. Você é quem escolhe o percentual que mais se adapta à sua realidade e às suas expectativas.
- Flexibilidade na hora de receber o benefício: você conta com várias opções de recebimento, podendo receber até 25% do seu saldo de conta à vista e o restante sob as formas de renda mensal fixa (por um período determinado, entre 5 e 25 anos); variável (por pagamentos entre 0,8% a 1,6% do saldo remanescente) ou vitalícia.
- Mais proteção ao participante e à família: o Plano CD dá mais proteção ao Participante e a seus beneficiários, em casos de invalidez ou falecimento.
- Você escolhe os seus beneficiários: além dos beneficiários legais, você poderá indicar outros beneficiários em substituição a eles, na falta dos mesmos.
- Custo reduzido: o Plano CD não tem finalidade lucrativa. As contribuições e seus rendimentos são integralmente destinados ao pagamento dos benefícios e à administração do plano.
- Taxa de administração do Plano: a forma de cobrança da taxa de administração incide apenas sobre as contribuições, e não sobre o valor global das reservas acumuladas, tal como é feito no segmento de previdência aberto, por exemplo.
Clique aqui para conferir o material apresentado durante o evento.
(27/9/2018)