Você já ouviu falar em definição de saúde? Como muitos acreditam, ter saúde não significa ausência de doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde representa “bem-estar biopsicossocial de um indivíduo”, ou seja, corpo e mente sãos. É por isso que é necessário falar e cuidar da saúde mental.
Com o objetivo de ampliar o acesso aos cuidados de promoção e prevenção da saúde mental a Real Grandeza cria a Campanha de Saúde Mental.
Conheça a Oficina 6.0
Com inscrições abertas a partir de hoje (10/05), a Oficina 6.0 é uma série de cinco encontros virtuais para a população com idade superior a 60 anos, com uma equipe multidisciplinar para ensinar sobre saúde mental, velhice e muito mais.
Quem pode participar
População com 60 anos ou mais, familiar de um idoso, cuidador familiar do idoso.
Inscrições
Até 18 de maio
Data e horário dos encontros
19 de maio (quarta-feira), das 14 às 16 horas
21 de maio (sexta-feira), das 14 às 16 horas
24 de maio (segunda-feira), das 14 às 16 horas
26 de maio (quarta-feira), das 14 às 16 horas
28 de maio (sexta-feira), das 14 às 16 horas
Como se inscrever
O beneficiário que deseja participar deve enviar um e-mail para promocaoeprevencao@frg.com.br, com o título “Inscrição - OFICINA 6.0” contendo os seguintes dados cadastrais: nome completo, nome do titular do plano, número de matrícula, matrícula do titular, telefone de contato, e-mail e endereço completo.
Após o envio, o beneficiário receberá uma resposta confirmando a inscrição e solicitando o preenchimento de um formulário.
Importante: Cada turma terá ao todo 30 participantes. Ao alcançarmos esse número de inscritos, os demais serão distribuídos na turma subsequente.
Objetivo
Informar sobre o envelhecimento saudável, com enfoque na saúde mental do idoso, sua família e cuidador informal.
Conteúdo
Encontro 1 – Envelhecer (Serão abordados temas fundamentais no processo de envelhecimento humano: como e porque envelhecemos? Determinantes biológicos, sociológicos e psicológicos do envelhecimento; como é ser idoso (vivência para compreensão das limitações que envolvem o dia a dia da pessoa idosa); como prevenir ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.)
Encontro 2 - Como desconfiar e/ou identificar transtornos (Os idosos e as velhices não são todas iguais: processo de envelhecimento normal, saudável e patológico. Quais as principais patologias e quais os sinais que elas apresentam. Possibilitar melhor compreensão e conscientização sobre os principais sinais e como identificá-los.)
Encontro 3 - Lar seguro - dicas práticas (Serão demonstrados os potenciais riscos de quedas e outros acidentes dentro da residência. Orientação, com dicas e explicações práticas, para organização de um ambiente seguro e protegido.)
Encontro 4 - Estimulação cognitiva para idosos e familiares (Apresentar as alterações que podem ocorrer no cérebro e na memória com o passar dos anos. Causas da perda de memória; dicas para manter a memória saudável no dia a dia; como manter o foco, atenção e concentração; atividades práticas para se trabalhar a memória e outras habilidades cognitivas.)
Encontro 5 - Saúde mental do cuidador familiar (Discutir sobre a tarefa de cuidar de idosos e as implicações para os familiares. Vivências práticas de atividades para o autocuidado do cuidador e outras baseadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Espera-se que essas atividades possam contribuir com a qualidade de vida de cuidadores.)
Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo!
(10/05/2021)