A Real Grandeza organizou, dia 22 de novembro, em seu auditório, palestra com o urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Felipe Maciel de Lima. O evento faz parte da campanha mundial Novembro Azul, que visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Horácio de Oliveira, diretor-Ouvidor da Real Grandeza, abriu o evento destacando a grande presença de público masculino ao evento, demonstrando que as campanhas como o Novembro Azul cumprem sua missão de alertar sobre os perigos do segundo tipo de câncer mais frequente nos homens – dados do Brasil.
Em seguida, o médico Felipe Maciel de Lima iniciou sua palestra falando que 20% dos casos de câncer da próstata são identificados em estágio avançado, onde os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Em seguida informou que na fase inicial da doença esses sintomas não aparecem, mas que com as visitas regulares ao urologista e o consequente diagnóstico precoce as chances de cura são superiores a 90%. Sobre esses fatores de risco, o médico informou que há maior incidência da doença nos seguintes casos:
- Idade
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tios
- Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer
- Obesidade
Mesmo sem sintomas, homens a partir de 45 anos, com os fatores de risco mencionados acima, ou 50 anos, sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o toque retal que permite ao médico avaliar alterações na glândula, como o endurecimento e presença de nódulos. Destacou também a necessidade dos exames de sangue PSA (antígeno prostático específico) e da ultrassonografia, dependendo dos casos. “Cerca de 20% dos pacientes com câncer da próstata têm o diagnóstico da doença pelo exame do toque retal. Contudo, há a necessidade de se fazer também exames de sangue e ultrassonografia, pois são complementares um ou outro”, lembrou o médico da Sociedade Brasileira de Urologia.
Felipe Maciel seguiu sua apresentação falando sobre formas de tratamento e procedimentos cirúrgicos, como também respondeu perguntas da plateia.
Após a palestra, o grupo de teatro Real em Cena apresentou a comédia Te cuida, Mané! Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Encerrando o evento os atores se juntaram ao público para resgistro do apoio de todos à campanha Novembro Azul.
(26/11/2018)