Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Homenagem aos aposentados

Em 24 de janeiro comemora-se o Dia do Aposentado. Para celebrar essa data, a Real Grandeza participa, com outros fundos de pensão, do tradicional evento em comemoração aos aposentados, que esse ano será realizado no dia de 26 de janeiro, às 15h, de forma virtual e online, devido à pandemia do novo Coronavírus. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), com o apoio do ICSS e do Sindapp. 

A Real Grandeza aproveita o evento para prestar homenagem a todos os seus aposentados que, dessa vez, foram representados pelo assistido de Furnas, Miguel Angelo de Melo Faria, atual presidente do Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME (Sindefurnas). O homenageado escolhido receberá um Certificado de Participação na Semana do Aposentado 2022, como gesto simbólico.

“Eu sempre procurei ajudar o próximo. E é isso que me motiva”.
Miguel Angelo de Melo Faria – (Alpinópolis - MG)

  • Conheça um pouco da história do homenageado de 2022:

Miguel Angelo de Melo Faria, natural de Alpinópolis, município do Estado de Minas Gerais, ingressou em Furnas como estagiário na Usina de Porto Colômbia, localizada no rio Grande, entre os municípios de Planura (MG) e Guaíra (SP), em 1975, após concluir o ensino técnico em Eletrônica em Belo Horizonte. Depois de seis meses de experiência, em janeiro de 1976, já era funcionário da empresa, a primeira e única da sua vida. “A atuação de Furnas na época e a garantia de estabilidade chamaram a minha atenção. Porém, a opção por trabalhar na Usina de Furnas foi o fato de a empresa pertencer a Alpinópolis, minha cidade natal e minha raiz”, afirma Miguel Angelo, filho mais velho de uma família de oito irmãos.

Ao ingressar em Furnas como funcionário, iniciou a carreira no setor de manutenção de telecomunicações em Porto Colômbia. Após 22 anos de serviço prestado na Usina de Porto Colômbia. em 1997 começou a trabalhar no laboratório de Medidas Eletrônicas (LAME), na Usina de Furnas, em São José da Barra (MG). Após a experiência em Porto Colômbia, Miguel Angelo encerra a sua trajetória profissional na área de manutenção de módulos de telecomunicações em 2000, no antigo LAME.

APOSENTADORIA E A LUTA PELO DIREITO DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS

A aposentadoria foi uma conquista na vida do homenageado, mas não representou o fim de sua vida laboral. Desde 2003, ele se mantém na ativa e atua como presidente do Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME (Sindefurnas). A satisfação com o trabalho é tão grande que, em junho de 2019, ele foi reconduzido ao cargo de presidente do Sindicato pela quinta vez consecutiva.

A participação no movimento sindical já faz parte da vida de Miguel Angelo desde o tempo de trabalho na Usina de Porto Colômbia. Ele começou como diretor em 2002 e não imaginava chegar na terceira idade ocupando a função de dirigente sindical. “Há muitos desafios e a luta é de todos. E o que me motiva também é poder desenvolver um trabalho social, principalmente com os aposentados e pensionistas. Eu sempre procurei ajudar o próximo. É muito gratificante”. Além do trabalho no Sindefurnas, Miguel Angelo faz questão de destacar a criação do Fórum de Defesa da Real Grandeza, criado em 2009. Segundo ele, o Fórum é fundamental para blindar a Real Grandeza, entidade muito importante para os participantes e assistidos.

Aos 68 anos, o homenageado acredita que o segredo para conseguir chegar à última fase da vida de uma maneira digna e plena é não perder a fé. Morador da Vila Residencial de Furnas, localizada no município de São José da Barra (MG), ele gosta de ficar em casa nas horas vagas na companhia das filhas, Tatiana e Ana Paula, dos netos Gabriela, Rafaela, Mariana e Larissa, e do bisneto Davi.

Diante do atual cenário de incertezas do Brasil com a pandemia, a homenagem da Real Grandeza foi um presente de reconhecimento pelo tempo de trabalho. Para ele, a Real Grandeza representa a solidez na sua vida com a conquista da aposentadoria e a proteção da sua família. “Eu agradeço a coragem que Deus me deu para acreditar e ter perseverança. Eu acreditei, venci e até hoje, por meio do trabalho social do sindicato, procuro ajudar o próximo”, conclui.

(19/01/2022)