Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
GINCANA DOS RECICLÁVEIS

A Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza realizou no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a cerimônia de premiação da 11ª Gincana de Reciclagem, no auditório do edifício-sede, atividade que envolve todos os colaboradores da Real Grandeza. As equipes participantes arrecadaram cerca de uma tonelada (1.085,100 kg) de lixo (papel; plástico; vidro; pet; tetrapak), que será repassado à organização não-governamental Doe Seu Lixo. A iniciativa busca promover a sustentabilidade entre os colaboradores da empresa, tornando-os multiplicadores de consciência ambiental.

O Diretor de Seguridade, Roberto Panisset, representando a Diretora-Ouvidora, Tânia Vera Vicente, deu início ao evento, parabenizando o trabalho das coordenadoras do Programa, Raquel Castelpoggi e Luiza Ferreira, que promovem ações de mobilização na entidade em prol da sustentabilidade. Além da premiação da Gincana, o evento contou com a palestra do Diretor de Investimentos, Eduardo Garcia, sobre "A Sustentabilidade nos Investimentos da Real Grandeza" e do grupo de teatro Real em Cena, com o espetáculo O Cinturão da Sustentabilidade.

Na palestra, Eduardo Garcia mostrou como a sustentabilidade vem sendo cada vez mais abordada como forma de geração de valor no âmbito dos negócios, podendo ajudar na análise de investimentos das empresas que trabalham o tema de forma responsável. As empresas comprometidas com as políticas socioambientais são potenciais geradoras de valor para os investidores.

Segundo o diretor da Real Grandeza, o conceito de sustentabilidade nos remete à ideia de perenidade e uso consciente dos recursos para garantir a continuidade para as gerações futuras. Nesse sentido, a sustentabilidade está ligada à questão dos compromissos de longo prazo, pois as ações de hoje e as melhores práticas de gestão podem refletir, em longo prazo, em melhores resultados financeiros, garantindo a continuidade da rentabilidade para atender as obrigações no futuro.  “A sustentabilidade é o poder de continuar com o processo de acumulação de riqueza constante com menos risco de autuação e de fiscalização. Da mesma forma que temos riscos associados à imagem, ao financeiro e à governança, a sustentabilidade também traz risco se não adotarmos bons critérios de avaliação na análise dos investimentos da entidade”, ressaltou o Diretor de Investimentos.

A Real Grandeza prioriza os seus investimentos em empresas que tenham bem definidas as questões socioambientais e de governança em suas políticas e ações. A política de investimentos da entidade adota o Investimento Socialmente Responsável (SRI), que considera os aspectos sociais, ambientais, éticos e morais na alocação das carteiras.  De acordo com Eduardo Garcia, a busca pela rentabilidade e pelo melhor retorno com menos risco é o objetivo da entidade. “Neste ano o modelo de due dilligence na análise e seleção de fundos de investimentos em participações da Real Grandeza foi premiado como Destaque Institutional Investor 2012, do Brasil InvestimentSummit. Pretendemos que o nosso modelo de seleção de fundo socioambiental seja reconhecido e sirva de modelo para outros fundos”, concluiu o palestrante.

Em seguida, o Diretor de Investimentos convidou a colaboradora Márcia Micheli, da Gerência de Análise de Investimentos, para participar da apresentação. Márcia apresentou os critérios de análises avaliados pela entidade.

Ainda de acordo com Márcia, está em elaboração o Manual de Critérios de Avaliação Socioambiental dos Investimentos da Real Grandeza, que terá como objetivo estabelecer os parâmetros econômicos, sociais, ambientais e de governança corporativa para a seleção de ativos de diferentes segmentos - Renda Fixa, Renda Variável; Investimentos Estruturados e Imóveis.

A Real Grandeza é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Carbon Disclosure Project (CDP). O primeiro inclui critérios ambientais, sociais e de governança, fornecendo um marco para o alcance e melhores retornos de investimentos de longo prazo e mercados mais sustentáveis. Já o Carbon Disclosure Project é uma iniciativa global, apoiada pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que objetiva incentivar corporações do mundo inteiro a reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Criado em 2007, o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Diretoria de Ouvidoria realiza um trabalho de conscientização na entidade, incentivando a adoção de medidas como a instalação de descargas e torneiras econômicas; a reciclagem de papel com a implantação de caixas de coleta nas gerências, junto a cada impressora e às máquinas de Xerox, o armazenamento do óleo de cozinha em “bombonas”, localizadas na garagem do edifício-sede e a doação de computadores e cartuchos vazios para instituições que desenvolvem projetos sociais no Rio de Janeiro. De acordo com dados da Coordenação do Programa, de maio de 2007 até hoje foram doados 17 toneladas de material reciclado.

 

TEATRO

A importância do investimento responsável foi tema do espetáculo do Real em Cena. Com direção de Édio Nunes, também autor do texto junto com a Coordenadora Raquel Castelpoggi, a história do espetáculo "O Cinturão da Sustentabilidade" se passa num octógono, ringue onde acontece a luta dos personagens da União dos Fundos Conscientes (UFC). Em busca do Cinturão da Sustentabilidade, destacam-se os personagens “Lucretina”, campeã em lucratividade no ranking nacional, e a desafiante “Engajada”, cujo lema é ir além da lucratividade, sem deixar de examinar os riscos de curto, médio e longo prazo.

 

RESULTADO DA GINCANA

1º LUGAR: DO/DS/GEA/GBP – 380,075 kg 

 

2º LUGAR: DI/GAI/GOI: 318,175 kg 

 

3º LUGAR: GRH/GAS/GRP: 232,375 kg

 

 

(06/06/2012)
________________________________________________________________________