A Real Grandeza participou do 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado de 12 a 14 de setembro, em Florianópolis. A entidade foi representada por Raquel Castelpoggi, do Programa de Responsabilidade Socioambiental da FRG, que apresentou a palestra "O Futuro da Previdência Complementar Privada: estamos preparados para atrair e reter novos participantes?".
Raquel, que é coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade Abrapp, organizou e participou da apresentação do Painel Técnico "A Perenidade dos Fundos de Pensão – Panorama mundial dos investimentos sustentáveis", junto com Gustavo Pimentel (Diretor da Sitawi), Luciane Moessa de Souza (Procuradora do Banco Central do Brasil) e Michelle Derubins Vargas Pires (Analista do PRI – Princípios para o Investimento Responsável), que debateu os seguintes tópicos:
- O Futuro da Previdência Complementar Privada: estamos preparados para atrair e reter novos participantes? - com Raquel Castelpoggi.
- Estudo da Sitawi sobre práticas de investimento responsável dos 50 maiores fundos de pensão do Brasil, elaborado a partir da análise de suas políticas de investimento, relatórios anuais e documentos correlatos. O estudo também aponta como os fundos de pensão brasileiros podem evoluir nesta agenda ao engajar com seus gestores de recursos e consultores de investimento - com Gustavo Pimentel.
- Apresentação de breve panorama da integração de critérios de natureza ambiental, social e de governança por investidores institucionais (principalmente fundos de pensão) e gestoras de investimentos no Brasil e na Europa, com ênfase nas melhores práticas; apresentação das regras regulatórias já existentes e sugestões para aprimoramento da regulação e das práticas de mercado - com Luciane de Souza.
- O cenário global do Investimento Responsável: apresentação das práticas globais focadas em retornos de longo prazo e integração dos aspectos ESG como forma de garantir a perenidade dos investimentos - com Michelle Pires.
O principal papel do Congresso é ser um fórum de exposição e debates, em vista da necessidade que o sistema tem de responder aos desafios, pautando os seus posicionamentos e ações à frente. Nesse espaço as associadas encontram a oportunidade de expor seus cases através de apresentações que têm como marcas a interatividade e informalidade.
(21/09/2016)