Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Empregados de Furnas puderam conhecer mais sobre a FRG

A Real Grandeza organizou, no dia 3 de dezembro, no auditório do 8º andar de Furnas, um café da manhã para empregados da Patrocinadora que ainda não haviam aderido ao plano de previdência. O objetivo da apresentação foi explicar as principais vantagens e demais características do Plano CD, do plano de saúde e dos empréstimos administrados pela FRG.

Responsável pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, Raquel Castelpoggi iniciou a apresentação explicando o setor de previdência complementar e a posição da FRG no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), onde ocupa a 10ª colocação em patrimônio, entre 264 entidades associadas.

Além da gestão de recursos previdenciários, assistenciais e de saúde, Raquel também destacou o pioneirismo da Real Grandeza em políticas de investimentos e de responsabilidade socioambiental, onde a entidade é considerada referência no setor.

Em seguida, o diretor-presidente da Real Grandeza, Sergio Wilson Ferraz Fontes, comentou que não há melhor maneira de fazer poupança previdenciária do que investir em fundos de pensão. “A FRG é uma das melhores opções entre os fundos de pensão, possui uma imagem positiva no setor e tem apresentado excelentes resultados”, destacou o presidente, que também informou que os benefícios PGBL de mercado são, em média, 20% menores que os do Plano CD.

Sergio lembrou que o saldo de conta final dos participantes do Plano CD é composto, na média, por 49% de rentabilidade, 23% de contribuições da patrocinadora e 28% de aportes dos participantes, valorizando ainda mais o resultado das carteiras de investimentos da FRG.

Flávia Carvalho Pinto, gerente de Relacionamento com o Participante, explicou sobre as principais diferenças entre a previdência oficial, o INSS, e os segmentos de previdência aberta e fechada. Sobre o Plano CD especificamente, Flávia explicou sobre as formas de contribuição, flexibilidade para escolha de beneficiários, cobertura riscos para casos de morte ou invalidez e Portabilidade, instituto onde o participante, após término do vínculo empregatício com a patrocinadora, pode portar o total do saldo das contribuições dele e da patrocinadora, para outro fundo.

Na sequencia, a gerente de Relacionamento demonstrou como é calculada a Contribuição Básica para o Plano CD, onde existe a contrapartida paritária da patrocinadora. Encerrando sua participação, Flávia falou sobre a cobertura que o Plames oferece em relação aos 10% não cobertos pelo plano das patrocinadoras, em casos de internação, e explicou sobre as modalidades de empréstimos oferecidos pela FRG.

Horácio de Oliveira, diretor de Ouvidoria da Entidade, lembrou o equilíbrio dos planos administrados pela Real Grandeza, lembrando que em outros fundos houve a necessidade de aportes adicionais dos participantes, sendo que na FRG ocorreu uma redução. Horácio também destacou duas vantagens do plano de previdência oferecido pela FRG: paridade da Patrocinadora e a opção da Portabilidade.  

Antônio Machado, gerente de Operações de Investimentos, explicou como o Plano CD pode ajudar na construção de uma aposentadoria sólida. Somadas às vantagens citadas nas apresentações anteriores, Antônio lembrou que a queda do valor do teto do benefício do INSS em relação ao salário mínimo, que em 2004 era equivalente a 10 salários mínimos e em 2017 tinha o mesmo valor que 5,9 salários mínimos, aumenta ainda mais a necessidade de uma renda adicional futura.

O gerente de Investimentos também ressaltou que o modelo de gestão de investimentos adotado na Real Grandeza é referência de mercado por conjugar segurança, rentabilidade e uma administração totalmente transparente, onde dos 10 membros que compõem o Comitê de Investimentos (CIRG), seis são representantes eleitos por participantes ou indicados por associações.

Antônio seguiu sua apresentação falando sobre manuais de investimentos da FRG, solidez institucional, custos administrativos inferiores aos praticados no mercado e rentabilidade no longo prazo, que são uma vantagem competitiva da FRG, que produzem um saldo final (poupança previdenciária) do Plano CD 58% superior à média dos maiores gestores de previdência abertos, o que representa um prazo adicional de recebimento de aposentadoria, estimado, de 21 anos.

A Gerência de Relacionamento com o Participante montou uma estrutura com atendentes e estações de trabalho no auditório de Furnas, para que após as palestras os empregados de Furnas pudessem preencher os formulários de adesão ao Plano CD e ao Plames.

Raquel falou sobre investimento sustentável

Horácio lembrou que o plano de previdência é um diferencial oferecido por Furnas

Flávia demonstrou como a contribuição é calculada

Antônio também falou sobre vantagens tributárias

(5/12/2018)