O diretor-presidente da Real Grandeza, Aristides Leite França, fez uma apresentação sobre os Resultados da entidade em 2014, na quinta-feira, dia 9 de julho, para participantes e assistidos no auditório de Furnas, com transmissão simultânea pela FurnasNet para as áreas regionais. Durante o encontro, ele mostrou que, apesar de ter sido um ano que se caracterizou por oscilações na economia, a Real Grandeza conseguiu superar as metas de rentabilidade dos seus planos de benefícios.
Demonstrou também que, mesmo com cenário adverso, a Real Grandeza promoveu os necessários ajustes atuariais no Plano CD, visando minimizar desequilíbrios estruturais e adequando premissas, entre as quais, a de crescimento real de salários e a que modifica o cálculo da “porção BD” do plano CD, relacionada aos benefícios de risco oferecidos aos participantes, tais como renda vitalícia, pensão por morte e invalidez. Esses ajustes resultaram em desequilíbrio momentâneo, mas asseguram solidez futura.
Novo Plano de Custeio para o BD – Apresentou também um quadro sobre o andamento das ações voltadas para a implantação do novo Plano de Custeio para o BD, que vêm se desenvolvendo desde 2009. Segundo Aristides Leite França, em 2014, após novos entendimentos com o Dest, a Previc, Furnas e Eletronuclear, foi apresentada nova proposta de alteração regulamentar, na qual foi mantida a obrigação de cobertura integral das despesas administrativas pelas Patrocinadoras, enquanto perdurarem os efeitos do Mandado de Segurança n° 2008.51.01.018 523-6. Ao contrário do anterior, o novo Regulamento não explicita mais os percentuais de taxas de contribuição, tornando a definição dessas taxas um processo mais dinâmico.
Transição da gestão da Saúde – Mas, segundo o presidente da Real Grandeza, o grande desafio do período foi preparar a entidade para a transição da gestão integral dos planos de saúde da patrocinadora Furnas. Depois de três anos de estudos, Furnas e Real Grandeza assinaram, em agosto, o convênio que transfere para a Fundação a responsabilidade integral pelo Plames e pelo Plano de Assistência Indireta à Saúde oferecido pela patrocinadora a seus empregados. Somando-se aos Planos da própria Real Grandeza e ao Plames. Isso corresponde a uma carteira de 41 mil vidas.
Essa unificação da gestão da Saúde foi apontada pela AON Hewitt, consultoria internacional contratada por Furnas para apoiar os estudos, como fator fundamental para a melhoria de processos e administração dos Planos, proporcionando à Real Grandeza a oportunidade de aperfeiçoar a gestão e implementar medidas que objetivem reduzir os custos crescentes de saúde. Outras operadoras de mercado consultadas durante esses estudos, além de não aceitarem a carteira de assistidos, oferecem planos de menor cobertura e custo maior.
Assumir essa responsabilidade implica novos compromissos e desafios, tais como modernizar processos de trabalho, adotar medidas para conter a escalada de custos de saúde e promover a otimização das despesas administrativas. Tudo isso sem comprometer a qualidade dos benefícios oferecidos..
De Olho no Futuro – O encontro faz parte do "De Olho no Futuro", o programa de educação financeira e previdenciária da Real Grandeza, aprovado pela Superintendência nacional de Previdência Complementar (Previc) e que tem como uma de suas ações a realização de palestras que possam facilitar a compreensão e a transparência quanto à gestão dos recursos.
Com a aprovação desse programa, a Real Grandeza ficou dispensada da impressão e envio do relatório anual, que já está à disposição de todos, em arquivo digital, no site da entidade, conforme faculta a Instrução SPC nº 32, 4 de setembro de 2009.
Após a apresentação, foram respondidas perguntas apresentadas pela plateia, bem como outras enviadas por email, com a participação dos demais membros da Diretoria Executiva: Eduardo Garcia (Investimentos); Roberto de Carvalho Panisset (Seguridade); Wilson Neves dos Santos (Administração e Finanças); e Horácio de Oliveira (Ouvidoria).
- <span style="font-weight: bold;">Clique aqui</span> para ter acesso ao material que foi apresentado.
(10/07/2015)