O Conviver Saúde teve prosseguimento na cidade de Franca, em São Paulo, com a presença de 85 beneficiários nos encontros dos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro.
Na primeira data, a enfermeira Edilaine de Souza Silva e a técnica de enfermagem Luzinete Aparecida da Silva Pereira, da empresa Total Cuidados, realizaram aferição de pressão arterial e deram início às atividades do dia.
Na sequencia, o educador físico Norberto Polastrini, que também é aposentado de Furnas, conduziu atividades de consciência corporal.
Encerrando as atividades do dia, a atriz Yanca Polastrini apresentou espetáculo teatral para os 27 beneficiários presentes. A peça “Pausa” tem direção e sonoplastia de Eduardo Antunes.
No dia 12, a enfermeira Edilaine de Souza Silva e a técnica de enfermagem Luzinete Aparecida da Silva Pereira, da empresa Total Cuidados, retornaram e realizaram nova aferição de pressão arterial.
Dessa vez a consciência corporal foi realizada pela fisioterapeuta Michela Rose Marangoni Ribeiro, que é profissional credenciada da FRG. Durante os exercícios foram trabalhados o equilíbrio, condicionamento físico, exercícios respiratórios e concentração, através de uma gincana e alongamento.
Em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre depressão, ansiedade e qualidade de vida, tema proposto pela psicóloga Cristiane Volpe de Carvalho, também médica credenciada.
Encerrando as atividades do dia 12, o aposentado Lazaro Bonifácio Leite recitou um verso de sua própria autoria.
Com um total de 17 beneficiários, o Conviver Saúde de 19 de novembro teve início com aferição de pressão e medição de glicose. A técnica de enfermagem Luzia de Fatima da Silva, da empresa Total Cuidados, realizou os exames de acompanhamento.
Logo após, o educador físico Marcelo Gonçalves Mendonça coordenou as atividades de consciência corporal, onde orientou exercícios de ginástica laboral sem carga e alongamento.
O também educador físico Norberto Polastrini realizou palestra onde falou sobre espiritualidade, relaxamento, concentração e equilíbrio, inclusive com o compartilhamento de algumas técnicas do Feng Shui.
Encerrando as atividades do dia, a assistente social Camila Roberta de Sousa realizou ação para arrecadar ingredientes para uma sopa oferecida à famílias carentes e pessoas em situação de rua.
Já no dia 26, estiveram presentes 20 beneficiários, que iniciaram as atividades do dia com aferição de pressão e medição de glicose, novamente realizada pela técnica de enfermagem Luzia de Fatima da Silva.
Dando prosseguimento, a fisioterapeuta credenciada Michela Rose Marangoni Ribeiro comandou as atividades de consciência corporal, onde realizou exercícios para controlar e amenizar os sintomas da labirintite, além de exercícios para equilíbrio e fortalecimento de membros inferiores.
De acordo com a fisioterapeuta, os exercicios de equilíbrio servem para evitar quedas, trazer mais confiança, melhorar a independência e a agilidade.
(22/11/2019 e atualizado em 27/11/2019)