Apoiar a Gestante com orientações corretas sobre os estágios da gravidez, facilitando o acesso a exames e consultas, para um correto acompanhamento da sua saúde e do bebê, é de extrema importância. A base para uma gravidez segura é a informação.
Por isso, o pré-natal é considerado tão relevante. A grávida, além de estar com as consultas e exames em dia, deve adotar pequenos cuidados na sua rotina. Um deles é utilizar o Cartão da Gestante, uma espécie de diário médico com todas as informações que pacientes e médicos precisam saber na hora do atendimento.
O Cartão da Gestante é, em geral fornecido na primeira consulta do pré-natal e é tão valioso quanto um documento de identificação. Nele, é possível ter o histórico completo da gravidez, com dados que vão desde o peso da futura mamãe, vacinação, resultados de cada exame e até mesmo sintomas apresentados.
Tudo isso deve ser sempre atualizado no cartão, que deve ser mantido com a gestante, em todas as ocasiões. Além de ser um direito da gestante, seja na rede pública ou privada, o cartão facilita o atendimento no caso de alguma urgência ou parto antecipado.
O parto é um momento único e a preparação para ele é fundamental. Além do acompanhamento e de incluir o Cartão da Gestante na sua rotina, toda grávida deve procurar esclarecer suas dúvidas com seu médico, participando, de forma ativa, das decisões. O médico é o principal orientador na escolha do método de parto, que deve ser sempre feita com base no acompanhamento realizado durante a gestação.
O Cartão da Gestante é parte das recomendações feitas, inclusive, pela ANS e deve ser disponibilizado por todas as operadoras de saúde como uma ação educativa e de apoio.