Estudo revela que cerca de 30% dos aposentados e agregados da Real Grandeza não estão realizando exames de detecção da doença.
As datas educativas Outubro Rosa e Novembro Azul têm o objetivo comum de lembrar a todos da importância do trabalho de prevenção e consequente diagnóstico precoce, tanto do câncer da mama, quanto do câncer da próstata. Diante disso, a Real Grandeza realizou estudo para identificar como participantes, assistidos e agregados utilizam o plano para detecção dessas graves doenças.
A análise dessas informações indicou que o número de mulheres que fazem o exame de mamografia regularmente é próximo ao de pessoas que nunca o realizaram. Isso ocorre, por exemplo, com as beneficiárias aposentadas, onde 35,4% das mulheres realizaram o exame nos últimos 12 meses e 33,2% nunca fizeram uma mamografia.
Essa prática coloca em risco a saúde dos beneficiários, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maior é a chance de cura. “Com o diagnóstico precoce do câncer aumentam as chances de uma sobrevida com mais qualidade, pois a resposta ao tratamento é melhor, com boas possibilidades de cura. Quando o diagnóstico acontece em estágio avançado, já com muitos órgãos comprometidos, piora a qualidade de vida pós-doença e a chance de cura praticamente inexiste”, explicou Eunice Oliveira, médica da Real Grandeza.
Além da manutenção da qualidade de vida dos beneficiários, as consultas médicas regulares também ajudam na redução dos custos para o plano de saúde, uma vez que os médicos regulares possuem todo o histórico dos pacientes, evitando que nos casos urgentes ou na investigação para diagnóstico de alguma doença sejam realizados exames desnecessários.
A Real Grandeza orienta que seus beneficiários não deixem de realizar exames preventivos, mas ressalta que a utilização do plano deve ser realizada de forma correta, ou seja, que os pacientes busquem um médico de confiança para fazer seu acompanhamento. Medidas como essa contribuem para o aumento da longevidade com qualidade de vida, possibilidade de menores índices de reajuste nas mensalidades e redução dos descontos com coparticipação no contracheque.
Palestra Novembro Azul: O Saúde na Real, programa de prevenção e promoção da saúde da Real Grandeza, convida para palestra com o urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Felipe Maciel de Lima, no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 14h30, no auditório da FRG (Rua Mena Barreto, 143 – G2).
Após a palestra, o grupo de teatro Real em Cena apresentará a peça "Te cuida, mané! Homem que se cuida não perde o melhor da vida".
No encerramento do evento será realizada a foto em apoio ao Novembro Azul e sorteio de brindes oferecidos pela Sociedade Brasileira de Urologia. Venha de azul e apoie essa importante campanha!
(21/11/2018)