Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
A SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DOS FUNDOS DE PENSÃO NO BRASIL

A Real Grandeza, com o apoio da Eletrobras Furnas, sediou o 6º Seminário “A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil”, que reuniu representantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e especialistas internacionais, no dia 3 de setembro, no Auditório do espaço Cultural de Furnas, Rio de Janeiro.

A 6º edição do evento, organizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), foi marcada pela entrega do 1º Prêmio Abrapp de Sustentabilidade, uma iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Associação, com o intuito de premiar as melhores práticas envolvendo questões ambientais, sociais, econômico-financeiras e de governança no âmbito das entidades fechadas.

Antes da abertura dos painéis, o diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o engajamento das entidades em ações de relevante importância para a sustentabilidade do nosso planeta. José Ribeiro Pena Neto, diretor-presidente da Abrapp; Jaime de Faria Júnior, Secretário de Políticas da SPPC; e Aderílton Rodrigues, diretor Executivo e responsável pela CTN de Sustentabilidade da Abrapp, também ressaltaram o compromisso com o tema.

O primeiro painel do evento – Dever fiduciário e fatores ambientais, sociais e de governança – tratou sobre a legislação que incentiva a prática da sustentabilidade, em especial a resolução 3.792 que trata dos investimentos dos fundos de pensão e que aborda investimento sustentável.

O segundo painel – Desafios climáticos e seus impactos nos investimentos – mediado pela Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza e membro da CTN de Sustentabilidade da Abrapp,Raquel Castelpoggi, tratou sobre os Desafios climáticos e seus impactos nos investimentos. A palestrante Nina Braun, gerente de Relacionamento com Investidores do Carbon Disclosure Project (CDP) pautou seu dircurso na crise hídrica. Para ilustrar seu relato, Nina apresnetou dados de pesquisa das Organizações das Nações Unidas (ONU) que indicam que em 11 anos a expectativa é a de que a demanda por água seja 40% superior a oferta.

Após os painéis de discussão, o grupo de teatro da Real Grandeza, o Real Em Cena, apresentou o espetáculo Consciência Financeira Já É!, que retrata o drama financeiro de uma família. Com direção de Édio Nunes , o espetáculo apresenta personagens alegóricos e farsescos tais como: Serasa, Empréstimo, Juros, Cheque Especial, entre outros, que apimentam mais ainda o conflito do personagem Odileny, que sofre da síndrome incondicional do devedor eterno.

O encerramento foi marcado com a entrega do 1º Prêmio Abrapp de Sustentabilidade, que premiou as seguintes entidades: Previ (“A Responsabilidade Socioambiental na Previ”); Infraprev (“Temas Econômicos - Política e Gestão de Investimentos/ Critérios Socioambientais”) e Quanta Previdência  Unicred (“Projeto Gestão do Ciclo Planejamento Previdenciário”).

Abertura do evento, com participação de Horácio de Oliveira

Raquel Castelpoggi foi a moderadora da palestra de Nina Braun

Apresentação do grupo de teatro Real em Cena

Horácio e Raquel concederam entrevistas para a TV Abrapp

 

 

(08/09/2015)