<
Durante os dias 10 e 12 de setembro, aconteceu em Florianópolis (SC), o 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada – este ano com o tema Disruptura e o Mundo do Novo Século.
Raquel Castelpoggi, da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, apresentou um painel técnico sobre o lançamento do Guia de Melhores Práticas de Equidade de Gênero e Raça para Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
A Real Grandeza, que integra o Fórum de Equidade e Diversidade dos Fundos de Pensão, fez parte da elaboração do Guia contribuindo também com diversos materiais que ilustram a publicação.
O Guia é inspirado no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e uma ferramenta eficaz para melhores práticas de gestão. Além disso, está alinhado às Metas 5, 8 e 10 dos Objetivos da Agenda ONU 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Raquel Castelpoggi, que também é Coordenadora do Comitê Técnico Nacional de Sustentabilidade da Abrapp e integrante do Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC, esclareceu conceitos de equidade e demonstrou que organizações com políticas de promoção à diversidade são mais lucrativas e geram melhores resultados. Também desmistificou a percepção de que um programa pró-equidade é somente para entidades grandes, sugerindo ações para quem quer começar pequeno.
“Equidade é você dar às pessoas oportunidades iguais em todos os sentidos: crescimento de carreira, nível salarial e promoções, sem nenhum tipo de distinção entre sexo, raça ou opção sexual. O que se busca e enxerga, acima de tudo, é a competência das pessoas”, explicou Raquel.
O objetivo do Guia é alavancar o tema no segmento de entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) e suas cadeias de relacionamento (empresas investidas e fornecedores).
O ebook está disponível para download gratuito neste link:
<
(26/9/2018)