Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
24 DE JANEIRO: DIA DO APOSENTADO

O dia 24 de janeiro de 2016 é o Dia do Aposentado. Para celebrar a data a Real Grandeza homenageia todos os seus assistidos que, dessa vez, foram representados pelo assistido Carlos Alberto Vieira Roscoe, de 78 anos, durante a cerimônia realizada no dia 26 de janeiro, em conjunto com as demais entidades que formam a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp),  no Club Transatlântico, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. O evento, contou com a presença do presidente da Real Grandeza, Aristides Leite França, e do diretor-Ouvidor, Horácio de Oliveira.

Os assistidos, este ano, foram representados por Carlos Alberto Vieira Roscoe

Conheça um pouco da história do homenageado de 2016:

“Faço parte de uma geração que viu a indústria de eletricidade brasileira crescer e se desenvolver no contexto nacional e internacional”.   (Carlos Alberto Vieira Roscoe)

A história do aposentado Carlos Alberto Vieira Roscoe em Furnas tem início no Escritório de Belo Horizonte (EBH.P), sua cidade natal. Em julho de 1958 ele foi admitido como Auxiliar de Escritório e no ano seguinte foi integrado pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais (CEMIG), respondendo pelos interesses da Central Elétrica de Furnas (antiga denominação da empresa).

Em 1967, Carlos Alberto foi transferido para o Escritório Central, no Rio de Janeiro, trabalhando como Assistente do então diretor de Administração Dr. Carlos Mário Faveret, no escritório do Centro do Rio. Nesse ano, ele conclui o curso de Direito.

As lembranças do tempo de trabalho na Patrocinadora ainda estão muito vivas na mente do homenageado, que foi contemporâneo de toda diretoria da empresa quando da concepção e inauguração da Fundação Real Grandeza.  “Tive a oportunidade de conviver profissionalmente com o Dr. Cotrim durante 17 anos. Ele foi um gênio e teve a iluminada idéia de criar um fundo de pensão previdenciário para os empregados de Furnas, que só contavam com os precários recursos da Previdência Social no momento da aposentadoria”, recorda o aposentado que faz questão de contar toda a sua experiência e dedicação ao setor elétrico nos mínimos detalhes.

Ele fala com orgulho do então presidente de Furnas e principal idealizador da Real Grandeza, John Cotrim. Em plena construção da Usina de Furnas em 1959, no distrito de São José da Barra, então pertencente ao município de Alpinópolis, Roscoe acompanhou os magistrados mineiros e a direção da escola de Engenharia para apresentar e divulgar a importância do projeto de Furnas para toda a região Centro-Sul do país. “Faço parte de uma geração que viu a indústria de eletricidade brasileira crescer e se desenvolver no contexto nacional e internacional”.

Momentos marcantes também não faltam na vida do aposentado quando o assunto é Real Grandeza. No período de 1974 a 1978, Roscoe trabalhou na FRG como coordenador da área de Bem Estar, na primeira reestruturação organizacional, a convite do então superintendente Anísio de Souza Alegria.

Na Real Grandeza, Carlos Alberto implantou novos benefícios e atividades como colônia de férias, financiamento de veículos, empréstimos, exposição de arte e campeonatos esportivos no Escritório Central e nas Áreas Regionais. As atividades eram desenvolvidas pela Divisão de Seguro e Previdência Social, Créditos, Financiamentos e Ação Comunitária. 

Viúvo, pai de três filhas, nas horas de lazer Carlos Alberto gosta de ficar na companhia dos netos (Paola, Isabela, Lorenzo, Francesco e Joaquim) e de conversar com velhos amigos de trabalho, como os aposentados Jarbas Piero, Álvaro Stalone e Elizabeth Nunes.

 “A Real Grandeza tornou-se uma realidade e hoje é um modelo permanente de excelência”, afirma com orgulho o homenageado. 

(26/01/2016)