Celebrado em 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carro tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. A ideia é que, pelo menos nesse dia, as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.
Dentro dessa proposta, colaboradores da Real Grandeza já utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. Um deles é Raphael Martinelli, da Gerência de Operações de Saúde, que mora no Leme e pedala aproximadamente 4,5 km para chegar ao trabalho. “De bicicleta chego mais rápido e tenho uma economia ao não utilizar ônibus ou táxi. Essas sobras, de tempo e dinheiro, eu utilizo na manutenção de minha qualidade de vida”, destacou Raphael.
Flavio Maia, da Auditoria, e Bruno Dannemann, do Jurídico, vindos de Niterói, pedalam diariamente uma distância aproximada de 24 km, considerando os trajetos de ida e volta. De acordo com Flavio, são diversos os fatores que o motivam a utilizar a bicicleta, sendo os principais a prática do esporte, cuidar da saúde, condições ruins dos transportes públicos e lazer, já que pedalar, pra ele, é uma atividade prazerosa. Para Bruno, somado ao fato de fugir do trânsito complicado, há também a contemplação da natureza carioca: “Além de levar apenas 1h15 para chegar ao trabalho, gosto de apreciar a bela paisagem do trajeto, especialmente do Aterro do Flamengo e da orla de Botafogo”, destaca o advogado.
Ricardo Camara, do setor de Administração e Serviços, há cinco anos abandonou os transportes coletivos, e o próprio carro, para poder realizar uma atividade física e respirar um ar puro. Com a adoção dessa rotina, ele também está ajudando a melhorar a qualidade do ambiente em que vive.
O Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza lembra que a utilização da bicicleta contribui com o meio ambiente e com a saúde, mas também com a locomoção de quem realmente necessita utilizar automóvel, especialmente em condições específicas de mobilidade, como idosos, gestantes, transporte de crianças e pessoas com necessidades especiais, entre outros.
Utilizar a bicicleta como meio de transporte é uma atitude responsável para sua saúde e para sua cidadania.
(18/9/2018)