Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
10 DE JULHO É O DIA DA SAÚDE OCULAR

PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE OCULAR
Por Beatriz Fiuza, médica oftalmologista.

- A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitadas com a realização de exames preventivos e diagnóstico precoce. Algumas afecções oftalmológicas, como o glaucoma, podem não apresentar sintomas e podem ter consequências graves se não diagnosticadas e tratadas precocemente, por isso recomenda-se uma consulta oftalmológica anualmente, independente da presença ou não de queixas oculares.

- Uma alimentação saudável é muito importante para a saúde ocular e pode ajudar a prevenir doenças como a degeneração macular relacionada à idade, ressecamento ocular e inflamação nas pálpebras. Atualmente, a principal causa de cegueira em países desenvolvidos é a degeneração macular relacionada à idade. Para preveni-la, recomenda-se uso de óculos com proteção UV e chapéu sempre que se expor ao sol por período prolongado, eliminar o tabagismo e ter uma alimentação rica em antioxidantes.

- Para prevenir inflamação nas pálpebras (blefarite e suas consequências: calázio e terçol) recomenda-se higiene externa das pálpebras e dos cílios diariamente, de preferência pela manhã, com shampoo neutro, com cuidado para não cair dentro dos olhos. Compressas mornas também podem ajudar caso haja presença de inflamação nas pálpebras.  Outra medida de prevenção importante é aplicação de filtro solar adequado nas pálpebras para evitar câncer de pele nessa região.    

- Em relação ao ressecamento ocular, deve-se ficar atento a frequência do piscar. Vários estudos já mostraram que quando estamos lendo ou na frente do computador, piscamos com uma frequência bem abaixo do normal, o que provoca olho seco evaporativo. Para muitas pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado e com computador, é importante o uso de colírio lubrificante. No entanto, este deve ser prescrito pelo oftalmologista. Uma das principais atitudes preventivas é evitar a automedicação, pois não é incomum o paciente se automedicar erradamente e agravar o quadro ou retardar o tratamento adequado.

- Para prevenir infecções e surtos de conjuntivite, deve-se lavar as mãos com frequência, evitar colocar as mãos nos olhos e não compartilhar colírios ou maquiagem, como rímel e lápis de olho, por exemplo.

- Em relação às alergias oculares, é importante que se evite sempre coçar os olhos, pois isto estimula ainda mais a alergia ocular, podendo causar um ciclo vicioso. Compressas geladas  podem aliviar o quadro.

- Para prevenir acidentes, recomenda-se sempre óculos de proteção ao manusear pregos, cortar madeiras ou aparar o jardim. Objetos com alta velocidade podem atingir os olhos, levando a acidentes graves e infecções. Quando ocorre acidente com alguma substância química que entre em contato com a superfície ocular, recomenda-se lavar o olho imediatamente e copiosamente com água ou soro fisiológico. Traumas contusos (pancadas nos olhos) exigem sempre avaliação com oftalmologista para pesquisar roturas na retina que podem ser assintomáticas, mas requerem tratamento.

- Por último, a imunização também tem um papel relevante na prevenção de doenças oculares. A vacinação das crianças e das mulheres adultas é fundamental na prevenção da rubéola, por exemplo, já que essa doença produz catarata congênita às crianças cujas mães a possuem.

Mestre e Doutora pela UFRJ, Beatriz Fiuza é chefe de oftalmologia do Hospital Federal de Bonsucesso e professora do Departamento de Oftalmologia da UFRJ. Beatriz também é conveniada da Real Grandeza e atende na Clínica de Olhos Real, localizada em Botafogo, Rio de Janeiro.

.

.

(5/7/2018)