A partir de 26 de agosto, as solicitações e entregas dos medicamentos de alto custo (não oncológicos e oncológicos), orais e injetáveis sem restrição para o uso residencial, deixam de ser realizadas pela Unimed. Portanto, a partir desta data, a solicitação deve ser realizada pelo próprio beneficiário que utiliza essa reciprocidade, por meio do Portal do Beneficiário ou no aplicativo FRG Saúde, na opção “Solicitação de Medicamento de Alto Custo”, localizada no menu “Fale Conosco”.
Para formalizar o pedido, o beneficiário deve descrever e anexar os documentos relacionados à sua solicitação, que poderá ser acompanhada através do protocolo gerado automaticamente pelo sistema.
Ao acessar a área exclusiva do beneficiário, seja pelo Portal ou aplicativo, será necessário informar usuário (IDFRG) e senha. Caso não possua, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 888 8123 / (21) 2528 6800 ou grp@frg.com.br.
Atenção: a Real Grandeza solicita que no corpo da solicitação via Fale Conosco, seja sempre informado o número de telefone, com DDD, e e-mail atualizados, com sua melhor opção de contato.
Tutoriais de acesso
Veja aqui o passo a passo de acesso ao sistema, em formato PDF.
Dúvidas frequentes
Quais documentos devo anexar à solicitação?
- Manutenção do tratamento atual - Anexar a cada solicitação: receita médica com a descrição do medicamento, dose e prazo de utilização, e relatório médico.
- Mudança de tratamento - Anexar a cada solicitação: relatório médico com evolução da doença e justificativa para mudança do tratamento, receita médica contendo dose e prazo de utilização e exames relacionados.
Qual a validade da Receita Médica?
- Medicamentos de Alto Custo não oncológicos: Cada receita médica tem validade de 90 dias a partir da data de emissão.
- Medicamentos de Alto custo Oncológicos (orais e subcutâneos): Cada receita médica tem validade de 180 dias a partir da data de emissão.
Atenção: para medicamentos cuja receita controlada é obrigatória, é necessário a atualização da mesma a cada solicitação.
Retiro/faço meu medicamento de Alto Custo via oral, subcutânea e (ou) intramuscular na clínica, posso permanecer na clínica e não migrar para a entrega residencial via Fale Conosco?
Não. Todas as solicitações de medicamentos de alto custo (não oncológicos e oncológicos), orais e injetáveis sem restrição para o uso residencial, devem ser realizadas pelo próprio beneficiário através do “Fale Conosco”. Esta iniciativa tem como objetivo o reequilíbrio dos planos, o alinhamento com as boas práticas já consolidadas no seguimento da saúde, além da melhor experiência para o nosso beneficiário, evitando deslocamentos desnecessário, exposição ao ambiente hospitalar, favorecendo ainda a permanência do beneficiário no conforto do seu lar.
O medicamento após aprovado será enviado para a minha residência?
Sim. Para isto é essencial que mantenha seus dados de contato, e-mail, telefone e endereço atualizados na Real Grandeza via Gerência de Atendimento ao Participante – GRP.
Como terei ciência da resposta da minha solicitação?
A sua solicitação tem um número de protocolo que poderá ser acompanhado no Portal e APP no item Fale Conosco, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Beneficiário através do telefone: 0800 888 8123. Além disso, um profissional técnico entrará em contato para informar os detalhes de sua solicitação assim que finalizada.
Qual será o prazo de resposta da solicitação de Medicamento de Alto Custo?
O prazo é de até 10 dias úteis.
Atenção: fique atento ao prazo de solicitação do medicamento para que não haja interrupção do seu tratamento.
(20/08/2024)