Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Notícias de Saúde
Campanha Junho Vermelho traz atenção para a doação de sangue

O Junho Vermelho é uma campanha que ocorre durante todo o mês de junho e tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue, que apesar de ser um ato simples salva inúmeras vidas.


Atualmente no Brasil, o número de doadores está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e dos 5% definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O reflexo disso é a falta de estoques de bolsas sanguíneas nos hemocentros e também a quantidade de vidas impactadas. 


O processo para a doação de sangue é simples e demora cerca de 40 a 45 minutos, considerando o cadastro inicial, a triagem hematológica, a triagem clínica e a doação de sangue. Nesta última etapa o tempo médio é entre 10 e 15 minutos. O procedimento é feito por punção de uma veia e costuma ser minimamente doloroso.


A bolsa de sangue coletada segue um fluxo complexo, mas extremamente importante, garantindo a máxima segurança para o paciente que irá recebe-lo. 


Uma parte da amostra coletada na doação de sangue é encaminhada para realização de exames como a tipagem sanguínea, exames de testes sorológicos e de detecção viral das doenças que podem ser transmitidas por transfusão de sangue. 


Enquanto os exames são realizados, a bolsa de sangue passa por um processo de tratamento para garantir qualidade e tempo máximo de armazenamento.


Para ser um doador de sengue, você precisa:


  • Ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações; 
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis, sendo que o modelo de autorização estará disponível no hemocentro;
  • Pesar mais de 50kg;
  • Levar documento de identidade original, com foto recente;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Estar em boas condições de saúde;

CLIQUE AQUI para saber onde doar sangue. 


(05/06/2024)