Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
SAÚDE NA REAL: PALESTRA SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO

O cardiologista Mauro Auguisto dos Santos durante palestra do programa Saúde Na Real no auditório de Furnas

O Saúde Na Real promoveu no dia 10 de agosto a palestra “Exercício Físico, um dos melhores remédios para a saúde”, no auditório de Furnas (Escritório Central), com transmissão ao vivo pelo Facebook da Fundação Real Grandeza. A iniciativa da área de prevenção e promoção da saúde da Real Grandeza, em parceria com o programa Furnas Saudável, contou com a presença do cardiologista Mauro Augusto dos Santos e o especialista em fisiologia do exercício e mestre em Educação Física, Roberto Cascon, da ACE Cardiologia do Exercício, clínica credenciada do plano de saúde da entidade.

O ditado popular “prevenir é melhor que remediar“ é velho, mas é ainda é usado nos dias de hoje. De acordo com o cardiologista Mauro dos Santos, é muito importante falar de prevenção porque o Brasil tem uma cultura da doença. O paciente espera a doença chegar e deixa a prevenção para o segundo plano.  Ele afirma que o impacto social e financeiro das doenças cardiovasculares é muito grande, devido à internação frequente e prolongada,  gerando um custo muito alto para o sistema de saúde. Os fatores de risco das doenças cardiovasculares são os modificáveis (hipertensão arterial, sobrepeso, colesterol e sedentarismo, fumo e diabetes) e os não modificáveis (idade, sexo e história família).

Ao ser perguntado sobre o envelhecimento acelerado da população, o médico afirma que o grande desafio é manter a capacidade funcional preservada para ter qualidade de vida, com habilidade de executar funções relacionadas à vida diária. “Começar é possível a qualquer momento. Há uma melhora significativa na sobrevida quando um indivíduo sedentário torna-se ativo, afirma.

EXERCÍCIO FÍSICO: UM DOS MELHORES REMÉDIOS PARA A SAÚDE

Prevenir é o melhor remédio: Fisiologista Roberto Macedo, destacou o papel do exercício físico na prevenção de doença

O exercício físico pode ser um aliado na prevenção das doenças crônicas, por exemplo, as doenças cardiovasculares diabetes e obesidade, explica o cardiologista. Ele afirma que o papel do exercício físico é importante na prevenção primária, antes da doença, como também na secundária, fase da doença já instalada, funcionando com uma ferramenta terapêutica para ajudar na cura do paciente. E quando o assunto é exercício físico, o cardiologista chama a atenção para a diferença entre exercício físico e atividade física. Segundo ele, a pessoa pode se considerar ativa porque caminha da sua casa até o trabalho, por exemplo, e faz uma atividade porque está em movimento. Mas o exercício físico é uma atividade física de forma estruturada, com duração, freqüência e intensidade, como uma caminhada na esteira com duração e intensidade estruturada.

Para Roberto Cascon, especialista em fisiologia do exercício e mestre em Educação Física, o exercício físico é um remédio, pois uma única sessão de exercícios de 30 minutos é capaz de manter a pressão arterial 10 % mais baixa por horas, independente da intensidade do esforço. Para os portadores de doenças cardíacas, Roberto Cascon recomenda uma reabilitação cardíaca que ajuda a reduzir a taxa de novos infartos, dando autonomia ao paciente e proporcionando uma melhor qualidade de vida.  E para aqueles que ainda pretendem sair do sedentarismo e começar a se exercitar, o especialista listou quatro dicas: adotar um estilo de vida ativo (como caminhadas, acessível a pessoas de várias classes sociais, e  trocar a escada rolante pela escada comum), alimentação saudável, evitar o estresse do dia a dia e visitar o médico regularmente.

A participante Ester Marinho, secretária da GPE. E, do Escritório Central, aprovou o tema do encontro. Aos 71 anos, Ester pratica pilates  duas vez por semana e nas horas vagas adora caminhar e andar de bicicleta na ciclovia da zona sul do Rio de Janeiro. “O pilates traz benefícios para o corpo e para mente. Eu não sei viver sem exercício físico porque eu encontro o meu eixo. Espero que o tema ajude as pessoas a refletir sobre o assunto  e começar a se exercitar”, afirmou Ester, que assistiu pela primeira  vez uma palestra do programa Saúde Na Real.


A seguir, confira as palestras do programa Saúde Na Real realizadas no primeiro semestre de 2018:

  • ABRIL: Saúde Na Real debate alimentos funcionais (Clique aqui)   
  • JULHO: Vida saudável para prevenir doenças cardiovasculares (Clique aqui)





(10/08/2018)