O programa Saúde Na Real da Real Grandeza promoveu no dia 12 de abril um bate-papo sobre alimentos funcionais com a nutricionista Edna Garambone, credenciada do plano de saúde da entidade. O evento, realizado no auditório do bloco B, do Escritório Central – Furnas, contou com o apoio do programa Furnas Saudável, coordenado pela Gerência de Segurança do Trabalho e Saúde (GSS. A) e da nutricionista Mônica Carvalho (CSE. A).
Segundo Edna Garambone, especializada em nutrição clínica funcional e fitoterapia funcional, os alimentos funcionais são alimentos naturais que não podem faltar na rotina alimentar porque contribuem com a nossa saúde. Ela explicou que a nutrição funcional procura investigar, por meio de sinais e sintomas, a causa do problema que pode está relacionada à ingestão de determinados alimentos ou hábitos alimentares.
A nutricionista afirmou que, dependendo do tipo de alimentação, o paciente pode reduzir o risco de doenças como colesterol, obesidade, pressão arterial e até uma crise de enxaqueca. “È preciso achar um equilíbrio e aproveitar os nutrientes desses alimentos que previnem e tratam doenças. Afinal de contas, tudo depende da qualidade que você come”, lembrou Garambone.
Para facilitar o entendimento, a nutricionista deu exemplos de vários alimentos funcionais que fazem parte do nosso dia a dia e devem ser incluídos no cardápio diário, como as hortaliças brássicas ou crucíferas. Essas hortaliças (couve-flor, repolho, brócolis, nabo, rabanete e rúcula) devem ser incluídas no cardápio porque são ricas em cálcio, magnésio, carotenóides e fitoquímicos.
Para enriquecer o cardápio, a nutricionista também sugeriu a inclusão de alimentos naturais como alho, cebola, tomate, açafrão da terra e frutas como o abacate, rico em gordura do tipo ômega 9, com ação anti-inflamatória e antioxidante.
PROGRAMA SAÚDE NA REAL
O Saúde Na Real começou em 2016 com o objetivo de promover ações educativas e de prevenção da saúde, por meio de palestras mensais com profissionais especializados. No ano seguinte, o Programa chegou aos Postos Avançados da Real Grandeza, com o apoio das assistentes sociais das áreas regionais.
A novidade do Programa para o ano de 2018 é o mapeamento de pacientes crônicos com tendência a desenvolver determinadas patologias. A proposta dos coordenadores do Núcleo de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos da FRG é reforçar mais a atenção aos beneficiários, fazendo um acompanhamento da sua saúde e, consequentemente, estabelecendo um contato mais próximo com os usuários do plano.
De acordo com o gerente de Benefícios de Saúde (GBS), Pablo Castro, a questão financeira não é o resultado das ações do Programa. Ele afirma que a questão financeira vem de forma contínua a partir do momento que a operadora de planos de assistência à saúde gera uma qualidade de vida para os seus beneficiários, por meio de ações do programa Saúde Na Real. “A saúde não é ir ao médico quando está doente. A saúde é ter um acompanhamento contínuo, seja através de atividades físicas ou por meio de uma alimentação saudável”, concluiu.
Clique aqui e confira o primeiro evento do programa Saúde Na Real em março de 2018.
(20/04/2018)