Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Dicas para verificar se um boleto é falso

O Boleto bancário é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, mas também tem sido alvo de fraudes por parte de falsificadores, o que exige mais atenção na hora de efetuar os pagamentos.

Por isso, antes de pagar qualquer boleto bancário, é importante verificar os dados impressos, como o número do banco, o nome correto da empresa ou entidade emissora, CNPJ e o número que vem acima do Código de Barras.

Abaixo, algumas dicas de especialistas de entidades de proteção do consumidor:

Como saber se um boleto é falso?

  • Fique atento à qualidade do documento. Muitos boletos falsos são escritos com erros de português e formatação fora do padrão.
  • Ao receber qualquer boleto, verifique se os seus dados estão corretos (nome completo e endereço).
  • Observar também o nome da empresa responsável pelo envio, para verificar se está correto.
  • No topo do boleto há a logomarca do banco emissor e o nome do banco. Verifique se os dois correspondem ao mesmo banco.
  • Confira o código bancário e verifique se os três primeiros números da linha digitável do boleto correspondem ao código do banco emissor do documento, cuja lista pode ser acessada no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) . Se os números não forem os mesmos, não faça o pagamento e procure o fornecedor.
  • Antes de finalizar o pagamento, verifique se os dados do cedente, informados na tela após a leitura ou digitação dos números do código de barras, correspondem ao fornecedor do produto ou serviço contratado.
  • Não efetue o pagamento antes de certificar-se de que possui algum débito junto àquele fornecedor.
  • Nas compras feitas no comércio eletrônico verifique se o endereço do site é iniciado com https://, isso indica que o site é seguro

Alerta sobre boletos falsos

A Real Grandeza foi alertada recentemente, por um participante, sobre a existência de fraude no boleto que recebeu com uma cobrança de mensalidade do plano de saúde, com vencimento em julho.
No boleto falso, o favorecido não é a Real Grandeza e a conta especificada não é a do Bradesco, emissor oficial dos boletos da Fundação.

Imediatamente, a Real Grandeza divulgou o ocorrido, solicitando a todos que, caso tenham recebido boleto com essas características, não efetuem o pagamento, inclusive daqueles relativos ao Empréstimo Pessoal, até que haja uma avaliação da extensão do problema.

Para auxiliar na identificação quanto à veracidade de boletos recebidos, uma boa ilustração foi publicada pela Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas) em seu site (http://www.aposfurnas.com.br/), com a identificação em destaque dos campos que precisam ser sempre conferidos nos boletos: número do Banco Bradesco repetido na linha digitável, agência, conta corrente e CNPJ da Fundação.

Verifique os campos que podem confirmar se o boleto é realmente da Real Grandeza: número do Banco Bradesco repetido na linha digitável, agência, conta corrente e CNPJ da Fundação


(09/07/2020)