Integrantes do Conselho Deliberativo, Tania Vera Vicente e Consuelo Garcia falaram sobre a posição de destaque que ocupam na Real Grandeza, sobre suas trajetórias e principais desafios.
Para Consuelo Garcia a primeira etapa a ser superada foi dentro da própria casa, quando teve que escolher atividades diferentes das que as mulheres desempenhavam na época. "Quando comecei a estudar as mulheres normalmente optavam por carreiras como professora, costureira ou secretária. Naquele momento fazer a escolha por uma carreira mais técnica era quase inexistente e foi uma barreira que tive que enfrentar", lembrou Consuelo, que é contadora e possui especialização em Gestão Empresarial.
Minoria em sala de aula, ela acredita que não sofreu preconceitos devido a postura positiva que manteve, mesmo em ambiente altamente masculino até aquele momento. "Eu tinha certeza sobre a carreira que queria e isso me motivou a querer mostrar que era capaz", contou Consuelo, que já ocupou os cargos de diretora de Administração de Furnas, Superintendente de Gestão de Suprimentos e gerente do Departamento de Orçamentos, também em Furnas.
Tania Vera, que é formada em Economia e Estatística, fez sua carreira em Furnas ao longo de 30 anos e lembrou que quando entrou na empresa as mulheres ocupavam basicamente cargos de secretária ou documentação, afastadas das posições mais técnicas. Embora não tenha passado por questões mais graves em um cenário altamente masculino à época, Tania Vera lembra que era difícil para as mulheres ocuparem cargos de chefia na Patrocinadora.
"Temos que construir uma sociedade onde homens e mulheres estejam juntos, mesmo com pensamentos e visões diferentes, em todos os níveis das empresas", finalizou Tânia, que também destacou a participação pioneira de Alzira Souza no Conselho Deliberativo da Real Grandeza.
A trajetória de Tania Vera em Furnas, inclui a chefia da Assessoria de Benefícios e assistente de Diretoria. Na Real Grandeza tornou-se a primeira Diretora da história da Entidade, ao assumir a Diretoria de Benefícios, em 1992.