A Real Grandeza está trabalhando na elaboração do mapa que vai orientar seus passos para os próximos anos. Trata-se do processo de Planejamento Estratégico, que busca aprimorar práticas de gestão e obter ganhos de eficiência na prestação de serviços.
Esse mapeamento vai contemplar um horizonte de três anos (2012-2014). Um Plano de Ação traçará objetivos e metas a serem atingidas no período e envolverá alguns ajustes na estrutura organizacional. Uma vez concluído, o projeto formalizará Missão, Valores e Visão de Futuro da entidade.
A partir do estabelecimento das prioridades corporativas, o resultado esperado do trabalho é o alinhamento e a mobilização de todo o corpo funcional para alcance dos objetivos estratégicos definidos.
O comprometimento dos colaboradores com o processo de mudanças é fator chave para a promoção do salto qualitativo considerado necessário para que a Real Grandeza siga sua trajetória de sucesso, vencendo o desafio de continuar proporcionando segurança e tranquilidade aos participantes, em sintonia com as aceleradas transformações do ambiente econômico, social e demográfico.
Etapas – O principal resultado esperado é o estabelecimento, de forma integrada, das prioridades corporativas da entidade, promovendo o alinhamento entre as áreas e a utilização, de forma mais eficiente, de recursos e esforços para atingir os objetivos estratégicos que forem definidos.
A primeira etapa do processo, iniciado em setembro do ano passado, consistiu da elaboração do diagnóstico da situação atual da Real Grandeza. “Para isso, foram realizadas entrevistas com membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal, com os membros da Diretoria Executiva e com gerentes e assistentes da Real Grandeza, totalizando 22 pessoas”, explica Abilio Santos Ferreira Filho, gerente da Assessoria de Controladoria e Planejamento, coordenador do projeto, que está sendo executado pela consultoria Fator 8 Desenvolvimento Empresarial.
Nas etapas seguintes, foram realizados workshops nos quais membros dos conselhos e da diretoria, além de gerentes e assistentes, participaram de debates para a definição dos conceitos estratégicos, a identificação das oportunidades e ameaças advindas do ambiente externo e a avaliação dos pontos fortes e fracos da entidade. Os resultados das discussões serviram de base para o estabelecimento de diretrizes, de prioridades corporativas e de objetivos estratégicos por diretoria. O projeto inclui ainda a análise da estrutura organizacional da Real Grandeza, com o objetivo de alinhar o organograma aos objetivos estratégicos.
A conclusão do projeto está prevista para o início deste ano, quando será elaborado, com a participação efetiva de todos os gestores da Real Grandeza, um conjunto de ações e medidas necessárias para que os objetivos estratégicos sejam alcançados, o chamado Plano de Ação.
(27/01/2012)
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