Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Arquivos de Notícias
EVENTO PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
07/03/2012

Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
A fixação da data é o reconhecimento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres e de toda a da sociedade, na maior parte do mundo.
Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres na conquista de seus direitos.

A Real Grandeza é uma das entidades detentoras do Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) como reconhecimento pelo esforço na implementação em seu cotidiano de práticas de equidade de gênero.
Para celebrar esta homenagem, a Real Grandeza promoveu dia 13 de março, em seu auditório, mais um evento de conscientização para seus colaboradores, com a palestra “O empoderamento das mulheres nos principais Fundos de Pensão”, ministrada pela professora Vanda Ferreira. Formada em pedagogia, Vanda Ferreira tem grande experiência no setor, tendo atuado por quase nove anos como Ouvidora da Fundação Petros. Além disso, tem um papel importante em diversos programas voltados para a inserção da mulher, como o O ELAS - Fundo de Investimento Social, instituição em que atua como conselheira.

Iniciando o evento, os colaboradores da Real Grandeza assistiram o espetáculo "Com a palavra, as Mulheres", uma criação do grupo de teatro Real em Cena – formado por empregados da Real Grandeza e aposentados. Após a palestra da professora Vanda, todos participaram do sorteio de brindes.

Clique aqui para conhecer também a programação preparada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres para o mês de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

(14/03/2012)
________________________________________________________________________________