Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Arquivos de Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
25/03/2011

A Real Grandeza, por meio do seu Comitê Pró-equidade, em parceria com a Gerência de Recursos Humanos, promoveu no dia 22 de março, no auditório do edifício-sede, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O Diretor-Presidente da FRG, Aristides Leite França, deu as boas-vindas enaltecendo a coragem e a perseverança das mulheres que com muita luta conquistam seus espaços. Aristides destacou o trabalho do Comitê Pró-Equidade na Real Grandeza com a implementação de práticas de equidade de gênero, lembrando que, por meio desse trabalho, a Real Grandeza conquistou, em 2010, o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Em seguida, o Grupo de teatro Real em Cena, formado por filiados e empregados da FRG, Furnas e Caefe, apresentou o esquete “Mulher, dá pra ser ou ta difícil?”, que retrata o dilema da mulher contemporânea ao tentar conciliar a vida pessoal e a carreira, sem deixar de lado o papel de mãe. Com direção de Édio Nunes, o espetáculo conta a história de cinco mulheres que frequentam um grupo de ajuda para tratar de questões do dia a dia, como
mercado de trabalho, família e violência doméstica. A canção "Cotidiano", de Chico Buarque, que retrata a rotina de uma mulher desde o café da manhã até a hora de dormir, permeou o início e o fim do espetáculo. 
O evento contou também com a palestra “Mulher, Carreira e Filhos – Perdas & Ganhos”, feita pela economista e editora da Revista Gênero da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hildete Pereira de Melo. Militante do movimento feminino nos anos 70, Hildete fez uma explanação contundente sobre as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. De acordo com a economista, o avanço da mulher no mercado de trabalho acabou gerando uma nova desigualdade, com a dupla jornada. A solução apontada pela economista é a criação de políticas públicas e privadas que solucionem o dilema entre a maternidade e a vida profissional – por exemplo, a criação de creches públicas que facilitem o ingresso da mulher no mercado de trabalho. “Embora a participação de profissionais do sexo feminino no mercado tenha avançado, a mulher ainda carrega o peso das responsabilidades familiares e da vida profissional”, afirmou.
A Diretora-Ouvidora, Tânia Vera Vicente, encerrou o evento com a divulgação das atividades do Plano de ação da Real Grandeza para o Programa Pró-Equidade na Real, como Campanhas de mobilização na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos. O evento foi finalizado com a distribuição de uma caixa com balas em formato de coração e um delicioso coffee break oferecido pelos organizadores.
Paralelamente ao evento, foi realizada a XI Feira de Projetos Sociais com expositores de organizações não-governamentais apoiados pela Real Grandeza. Outras atividades para celebrar o Dia da Mulher estão sendo promovidas em conjunto pelas por Real Grandeza, Eletrobrás Furnas e Caefe, no período de 28 de fevereiro a 31 de março, no Escritório Central. A programação inclui exposições, espetáculo teatral, show e palestra.

 

 

(24/03/2011)

_______________________________________________________________________