Nesse período em que as autoridades recomendam o isolamento social para conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), a Real Grandeza lança, na segunda-feira, dia 13 de abril, a TeleRealSaúde, plataforma que oferece a seus beneficiários serviços de atendimento de saúde à distância para casos de baixa ou média complexidade, por meio de computador, tablet ou smartphone.
Ao procurar o serviço, o beneficiário dos planos de saúde da Real Grandeza terá contato com profissionais de saúde capazes de fazer um primeiro diagnóstico à distância, para esclarecimento de dúvidas e orientações de saúde.
Durante o atendimento, o beneficiário pode enviar fotos ou vídeos para o profissional de saúde que estiver atendendo, se quiser mostrar, por exemplo, como alguma marca, ferida ou sintoma corporal evolui de um dia para o outro.
A qualquer momento do atendimento, o beneficiário pode pedir para que seja feito por vídeo, para que se possa ser visto pelo profissional de saúde que estiver atendendo.
O serviço não terá qualquer custo para o beneficiário e ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. “Queremos continuar a dar todo o suporte aos nossos beneficiários e, ao mesmo tempo, evitar que saiam de casa e se exponham a risco sem necessidade”, esclarece Patricia Melo e Souza, diretora de Seguridade da Real Grandeza.
Quem pode acessar - Beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza – que tenham seus endereços de e-mail cadastrados na entidade – já podem acessar o serviço de orientação médica à distância. Importante: caso o beneficiário tenha dependentes ou agregados em seu plano, cada um deve cadastrar o seu próprio endereço de e-mail para poder acessar a plataforma.
Apenas os beneficiários inscritos no Atendimento Médico Domiciliar Ambulatorial (AMDA) não terão direito a esse tipo de consulta, por já contarem com suporte domiciliar presencial dos seus médicos.
Além disso, menores de 18 anos só poderão ser atendidos através do login do titular do plano ou do responsável legal, e deverão permanecer acompanhados durante todo o atendimento.
Por que acessar - Quando não têm a devida orientação médica, muitas pessoas correm para as emergências. Gripes, resfriados, febres e dores de cabeça são os principais motivos das idas ao Pronto Socorro, sendo que esses casos podem ser orientados, inicialmente, à distância por profissionais de saúde, evitando maior exposição a diversas outras doenças, como ocorre quando se vai a um hospital.
A Tele Orientação é um atendimento de forma não presencial em que o paciente utiliza tecnologias de informação e comunicação, como computador, tablet e smartphones.
Nesse contato online, o profissional de saúde avalia os sintomas e orienta o beneficiário para alguma ação ou, se for ocaso, a buscar um hospital mais próximo. Esse tipo de atendimento é completamente legal e atende todos os requisitos de ética e segurança dos órgãos reguladores.
Como acessar – O beneficiário encontrará no alto do portal da Real Grandeza (www.frg.com.br) um banner sobre o TeleRealSaúde, que o direcionará para a plataforma.
Na primeira vez que acessar, será solicitado o IDFRG (esse número pode ser encontrado no verso da carteira do plano de saúde, desprezando o "zero" (ou "zeros") à esquerda) e o número do CPF como senha para o primeiro acesso. Depois do primeiro login, será solicitada a alteração de senha, a ser cadastrada de acordo com a preferência do beneficiário.
Faça o seu cadastramento o quanto antes. Não deixe para se cadastrar apenas quando precisar do atendimento. Acesse a plataforma TeleRealSaúde, realize seu cadastro e conte com orientação de profissionais de saúde 24 horas por dia, sete dias por semana.
Outros serviços – O serviço de orientação em saúde à distância é o primeiro passo nessa plataforma que a Real Grandeza está oferecendo para seus beneficiários. Mas outros serviços de igual importância serão disponibilizados. Numa segunda etapa, médicos credenciados da Real Grandeza poderão fazer consultas à distância por meio dessa plataforma, com atendimento pré-agendado, que possibilite o acompanhamento e tratamento, bem como a prevenção de doenças.
O atendimento de saúde à distância foi aprovado pelo Ministério da Saúde em caráter excepcional, no dia 23 de março, com o objetivo de reduzir ainda mais a circulação de pessoas e exposição ao novo coronavírus. Reiterando o seu compromisso de garantir o bem-estar e promover assistência à saúde de qualidade, a Real Grandeza já iniciou contatos com profissionais da sua rede credenciada, para buscar a adesão ao novo modelo de atendimento.
“Consideramos que, além de adequada, a medida traz comodidade, tranquilidade e mais segurança para os nossos beneficiários”, avalia Patricia Melo e Souza. “Fiquem em casa, mas não deixem de cuidar da saúde, do corpo e da mente”, recomenda.
A diretora de Seguridade da Real Grandeza alerta que o novo modelo de atendimento só terá cobertura quando realizado por meio da Plataforma de Saúde da Real Grandeza, por médicos previamente credenciados. Ou seja, consultas à distância realizadas por qualquer outro meio – telefone, whatsapp ou vídeo –, pelo sistema e livre escolha, não serão reembolsadas.
Qual serviço será disponibilizado no TeleRealSaúde? |
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Nessa primeira fase, orientação médica 24 horas por dia, nos sete dias por semana. |
Haverá coparticipação ou cobrança adicional na mensalidade? |
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Não haverá coparticipação e nem cobrança adicional na mensalidade para o serviço de teleorientação. |
Quem terá direito ao TeleRealSaúde? |
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Beneficiários de todos os planos que preencham os seguintes critérios:
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Como será realizado login para uso da plataforma? |
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Na primeira vez que acessar, será solicitado o IDFRG (esse número pode ser encontrado no verso da carteira do plano de saúde, desprezando o "zero" (ou "zeros") à esquerda) e o número do CPF como senha para o primeiro acesso. Depois do primeiro login, será solicitada a alteração de senha, a ser cadastrada de acordo com a preferência do beneficiário. |
O CPF será utilizado como senha? |
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A senha utilizada inicialmente será o CPF do beneficiário. Após o primeiro login, será solicitada a alteração de senha. |
Beneficiários menores de 18 anos poderão ser atendidos pela plataforma? |
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Sim, desde que o login ocorra pelo IDFRG do titular/responsável e este acompanhe o menor durante o atendimento. |
Como será o suporte técnico para uso da plataforma em casos de erro, indisponibilidade e/ou instabilidade sistêmica? |
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O beneficiário deverá reportar o erro para o Call Center de Saúde 24 Horas, no 0800 888 8123. Em seguida, essa Central solicitará a resolução do problema. |
Caso o médico da TeleRealSaúde identifique a necessidade de encaminhar o beneficiário para atendimento presencial, como será feito? |
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Nesse momento, o médico da plataforma indicará locais de acordo com a rede referenciada dos locais onde concentram o maior volume de beneficiários. |
Como proceder caso algum beneficiário que não possua e-mail cadastrado queira utilizar o serviço de teleorientação? |
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A plataforma enviará mensagem para que o usuário entre em contato com a Call Center de Saúde 24 Horas, no telefone 0800 888 8123, para que seja realizado o cadastro do e-mail. |
Os beneficiários do programa FRG Vida poderão utilizar a Teleorientação? |
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Sim, desde que possuam e-mail cadastrado na Real Grandeza. |