De 13 a 17 de outubro a Diretoria de Ouvidoria da Real Grandeza (FRG), em parceria com a CAEFE, Cecremef e Após-Furnas, promoveu a semana da Alimentação Saudável. A iniciativa, além de atender à diretriz do “Programa de Saúde e Segurança”, do Plano de Ação do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça da Real Grandeza junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, tem o objetivo de orientar os participantes sobre os benefícios da boa alimentação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro.
A programação do evento incluiu a feira de Produtos Orgânicos, com degustação e venda de produtos naturais, e a palestra sobre “Qualidade de Vida – Cura e Prevenção de Doenças por meio da Alimentação Saudável”, nos dias 15 e 16, no auditório de Furnas e da Real Grandeza, respectivamente.
O diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio Oliveira, abriu o evento no auditório de Furnas (8º andar), agradecendo a iniciativa da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da FRG, dos patrocinadores e, principalmente, da Patrocinadora Furnas pela distribuição da cartilha “Desperdício Zero”. O material, produzido pelo Departamento de Responsabilidade Sociocultural (DRS. P), reúne dicas e receitas alternativas para aproveitamento total dos alimentos.
Em seguida, a palestrante Alessandra Tabanela, especialista em nutrição esportiva e pesquisadora de alimentos funcionais e compostos bioativos, deu início à palestra, apresentando os benefícios e malefícios de determinados alimentos sobre a saúde de homens e mulheres e a importância do Índice de Massa Corporal (IMC).
Em relação ao Índice de Massa Corporal, usado pelos médicos para saber se o paciente tem sobrepeso e determinar riscos para a saúde como pressão alta e doenças cardíacas, a palestrante alertou que pessoas com IMC baixo também podem ter problemas de saúde. Segundo Alessandra Tabanela, não podemos esquecer que uma boa estética é conseqüência de uma boa saúde.
Para alcançarmos a boa forma é importante conhecer os benefícios da boa alimentação para melhorar a qualidade de vida e, principalmente, prevenir doenças. E por falar em prevenção de doenças, Alessandra Tabanela mencionou levantamento realizado pela Gerência de Saúde da Real Grandeza com seus colaboradores, que revelou um aumento significativo na procura de algumas especialidades médicas, nos anos de 2012 e 2013: cirurgia geral, ortopedia e cardiologia. Segundo a palestrante, todas essas especialidades têm a ver com a nutrição. “Não existe fórmula mágica. Não podemos esquecer que uma alimentação adequada e uma atividade física podem ser a receita de uma boa qualidade de vida”, ressaltou.
Ao fim da apresentação, as coordenadoras do evento, Luiza Ferreira (FRG) e Cristiene Zaidan (CAEFE), agradeceram a presença das palestrantes e sortearam quatro cestas de produtos naturais do Mundo Verde, contemplando as participantes Alair Eliziete Falcão (colaboradora de Furnas); Maria Aparecida Amarunna (aposentada de Furnas), Devany Gonçalves (FRG) e Gisele Henriques (FRG).
O evento foi finalizado com um delicioso lanche feito pela consultora em qualidade de vida e adaptação de cardápios, Ludmila Marinho, em parceria com a equipe da cantina da Real Grandeza. O cardápio incluiu chá quente de casca de abacaxi com cravo; chá verde gelado com maracujá; suco verde com abacaxi; pasta de ricota com cenoura e aipo; bolo de cacau sem farinha com cobertura de brigadeiro de biomassa de banana, entre outras delícias.
(20/10/2014)