Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
SAÚDE NA REAL

A psicóloga Fabricia Camões (centro) acompanhada das coordenadoras do Núcleo de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos da FRG e da equipe do programa Furnas Saudável

O programa Saúde Na Real da Real Grandeza promoveu no dia 24 de novembro a palestra “Alterações Psíquicas – precisamos falar sobre isso” com a psicóloga Fabrícia Camões. O evento, realizado no auditório do bloco B, do Escritório Central – Furnas, contou com o apoio do programa Furnas Saudável, coordenado pela Gerência de Segurança do Trabalho e Saúde (GSS.A) da patrocinadora.

A psicóloga deu início ao debate abordando os sintomas da depressão, síndrome do pânico e a incidência do sofrimento psíquico no corpo. Fabricia Camões explicou que a depressão é um estado que pode apresentar-se em qualquer estrutura clínica, articulada com a história subjetiva do sujeito e está além do sentimento de tristeza.

DIAGNÓSTICO

Angústia, medo, vontade de não fazer nada, afastamento das atividades rotineiras, isolamento dos amigos são alguns dos sintomas da depressão. O diagnóstico é feito por psiquiatras e o tratamento envolve a conscientização da pessoa e da família, e o apoio de psicoterapia. ”O tratamento ajuda muito, mas o apoio dos amigos e familiares é fundamental”, ressaltou a psicóloga.

Mas, de acordo com Fabrícia Camões a depressão apresenta-se atualmente generalizada e o seu diagnóstico é um rótulo de um número cada vez maior e indeterminado de situações psíquicas. Para a psicóloga, a depressão passou a ser utilizada para descrever qualquer tipo de mal estar psíquico, que o sujeito apresenta. Por exemplo: Basta o sujeito se sentir indisposto que vem a famosa frase: Nossa! Estou tão deprimido. “Às vezes a pessoa pode estar simplesmente atravessando uma inquietação referente a algo que aconteceu em sua vida”, afirmou Camões.

Outro ponto importante abordado pela psicóloga é a importância de respeitar a singularidade de cada paciente. Segundo ela, Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, explicava que “não existe uma regra de ouro que se aplique a todos. Todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo”.

SÍNDROME DO PÂNICO

Considerada um mal da sociedade moderna, a síndrome do pânico é um transtorno que atinge homens e mulheres e se caracteriza pela presença de ataques de medo, ansiedade ou desconforto intenso. Os sintomas podem se manifestar através de palpitações; sudorese; sensações de falta de ar; náuseas, sensação de morte dormência ou formigamento.

A doença pode prejudicar o convívio das pessoas se não for tratada por especialistas. O tratamento envolve medicação, quando necessária, avaliada pelo médico psiquiatra e psicoterapia.

LUTO, MELANCOLIA E DEPRESSÃO

Além da depressão, é preciso entender e diferenciar outros dois tipos de sofrimentos: o luto e a melancolia. Diferente da depressão, o luto é uma perda real e o indivíduo sabe o que ele realmente perdeu. O luto pode virar uma depressão, mas é preciso viver a perda.
Já a melancolia é um estado mórbido de tristeza e o risco de suicídio é maior. Segundo ela, a depressão, a melancolia e o luto têm em comum a apatia e são tipos de sofrimento que devem ser diferenciados e escutados pelo analista. A psicóloga chamou atenção para o aumento de casos de suicídio entre os jovens e citou a campanha Setembro Amarelo que alerta para os riscos de depressão e de prevenção ao suicídio.

A incidência do sofrimento psíquico sobre o corpo humano foi outro tema debatido pela psicóloga. De acordo com ela, há uma relação entre sofrimento psíquico e o corpo de cada indivíduo e muitas pessoas não têm noção de como uma situação de desespero, por exemplo, pode refletir no estômago, resultando numa gastrite. Ela aconselha a lidar com os problemas da melhor maneira possível, sem prejudicar o funcionamento do organismo. “Problemas todos nós temos. O importante é saber lidar com ele porque a maneira com que você encara certo tipo de situação faz toda a diferença”, concluiu Camões.

PROGRAMA SAÚDE NA REAL

O programa Saúde Na Real, coordenado pelo Núcleo de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos da Gerência de Benefícios Sociais, tem o objetivo de promover ações educativas e de prevenção com o apoio de profissionais especializados. A novidade deste ano foi a realização de palestras nas áreas regionais, visando atender o maior número de beneficiários.

Profissionais do Serviço Social das áreas regionais da Real Grandeza participaram na primeira semana de dezembro de 2017 de um treinamento no auditório do edifício-sede (Rio de Janeiro) para avaliar ações deste ano, incluindo a implantação do programa Saúde na Real nas áreas regionais, e elaborar o plano de ação das atividades da área para 2018. As atividades do programa retornam no mês de março de 2018. Os participantes podem enviar sugestões de temas para os próximos encontros para o e-mail:saudenareal@frg.com.br.

Deborah Gonçalves, do Núcleo de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos da FRG, distribuiu brindes do programa Saúde Na Real no final da palestra

(7/12/2017)