Clique nos links abaixo para ter acesso aos conteúdos dos painéis sobre sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, apresentados da primeira palestra do programa Saúde na Real:
Filiados da Real Grandeza participaram no dia 24 de agosto da primeira palestra do Saúde Na Real, programa de Saúde e Prevenção de Riscos da Real Grandeza. Doenças Cardiovasculares e Diabetes foram os temas abordados durante o encontro, realizado no auditório da entidade, sob a coordenação da Gerência de Benefícios de Saúde (GBS), subordinada à Diretoria de Seguridade da Fundação.
O Diretor de Seguridade da FRG, Roberto Panisset, deu as boas-vindas aos presentes e fez um breve comentário sobre o novo modelo de gestão da área de saúde, com a criação das gerências de Benefícios e de Operação de Saúde, chamando a atenção do público para os desafios que o mercado de saúde suplementar enfrenta hoje. "A prevenção no presente ameniza os impactos no futuro e a promoção da saúde é uma meta do nosso novo modelo de gestão”, ressaltou o diretor.
As atividades do dia começaram com um aquecimento para despertar o corpo, com movimentos de alongamento supervisionado pelo preparador físico, Flávio Cassiano. Em seguida, a cardiologista Ellen Barroso deu início ao debate sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
As doenças cardiovasculares, segundo Ellen Barroso, representam 31por cento das causas de morte no mundo e os principais fatores de riscos envolvidos, e que devem ser controlados, são a hipertensão arterial; o diabetes mellitus, a dislipidemia (alterações nos níveis de gorduras no sangue); o tabagismo; o sedentarismo e a obesidade. Ainda de acordo com a cardiologista, dentre as doenças cardiovasculares, as que apresentam maior representatividade são as isquêmicas e as cardíacas.
O diabetes foi o assunto abordado pela nutricionista Jessica de Souza. A doença, que pode ser manifestada pela ausência de insulina no organismo, apresenta três tipos – tipo 1(mais comum em crianças, adolescentes e jovens), tipo 2 (comum em adultos acima de 45 anos de idade) e gestacional – e se não tratada pode causar complicações graves, como o acidente vascular cerebral, insuficiência renal e cegueira.
Segundo a nutricionista, o conhecimento sobre a doença é fundamental para o controle e quando aplicado proporciona uma melhor qualidade de vida, evitando complicações agudas. A informação sobre a doença também ajuda a conhecer os principais sinais e sintomas: urina em excesso, perda de peso, sede constante, fome freqüente, cansaço físico e infecções frequentes. “O exercício físico, o controle de peso e uma alimentação saudável são importantes aliados para combater a diabetes, sem abrir mão do acompanhamento médico regular e do apoio do núcleo familiar” concluiu a nutricionista.
Ellen Barroso considera um desafio a entidade promover um programa com foco na prevenção. Segundo ela, é preciso primeiro discutir a saúde, retardar a doenças e alcançar melhor qualidade de vida. “A prevenção, a identificação do diagnóstico precoce e o tratamento são etapas importantes quando o assunto é saúde”, ressaltou a cardiologista.
Ao final de cada painel, o público teve a oportunidade de discutir e esclarecer dúvidas junto às palestrantes e usufruir dos serviços de dosagem de glicemia, colesterol e aferição de pressão. O público aprovou a iniciativa e fez fila para aproveitar os serviços oferecidos pelo evento. Foi o caso da assistida de Furnas, Liliana Melo, 59 anos. “Adorei o projeto, compartilhei com os meus amigos nas redes sociais e desejo sucesso aos idealizadores”.
PROGRAMA SAÚDE NA REAL
O programa Saúde Na Real tem o objetivo de promover ações educativas e de prevenção com o apoio de profissionais especializados. As palestras fazem parte da primeira etapa do projeto no Rio de Janeiro e, a partir do próximo ano, as áreas regionais serão contempladas com programas específicos, visando atender o maior número de beneficiários.
O próximo encontro será realizado no mês de setembro e, em breve, o tema será divulgado nos principais canais de comunicação da entidade.
(26/08/2016)