A Real Grandeza tem, a partir de 8 de janeiro, uma sala exclusiva de apoio à coleta e armazenamento de leite materno. Um espaço tranquilo e com toda a infraestrutura necessária para que as mães possam coletar e armazenar seu leite de forma correta para, no final do expediente, levar para casa e oferecer o leite materno para o bebê, não interrompendo um ato tão importante para a saúde da criança.
Geralmente o término da licença-maternidade implica em separação da mãe e bebê muitas horas por dia, fazendo com que esse processo de volta ao trabalho se torne doloroso para a mulher, sobretudo para as que amamentam. Nesse sentido, a sala de apoio é um incentivo para que a mãe siga amamentando seu filho, sentindo-se ao mesmo tempo mais tranqüila e disposta para realizar suas tarefas profissionais.
A sala é uma iniciativa do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Real Grandeza e pode ser utilizada pelas colaboradoras da Real Grandeza, Furnas, Caefe, Cecremef, Asef e Após-Furnas. Fica no 5º andar do edifício-sede da Real Grandeza (Rua Mena Barreto, 143) e pode ser utilizada das 8h às 17h30, mediante a apresentação do crachá.
Esse tipo de iniciativa é de grande importância, pois o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e a amamentação até os dois anos de idade ou mais. No entanto, o Brasil ainda está distante dessa realidade, pois muitas mulheres não conseguem manter a amamentação após o retorno ao trabalho e como consequência, desmamam seus bebês antes do período recomendado.
Para reduzir esta tendência, em 2010, o Ministério da Saúde junto a ANVISA regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2010.
Na sala de apoio à amamentação da Real Grandeza será possível às colaboradoras coletarem o excesso de leite, ao longo da jornada de trabalho, ajudando no alívio do desconforto e também no estímulo de nova produção. O leite retirado será armazenado adequadamente para que as mães possam oferecê-lo mais tarde aos seus bebês.
Benefícios do Aleitamento Materno
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos.
É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.
Benefícios para o bebê
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
Benefícios para a mãe
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.
Mais informações nos ramais 6926 e 6772 com Raquel ou Luiza.
Com a implementação da Sala de Apoio à amamentação todos serão beneficiados: mães, bebês e Empresas.
(07/01/2013)
________________________________________________________________________