Foi realizada no dia 6 de julho, no Auditório da Real Grandeza, a reunião para definição das ações e escolha dos integrantes da comissão que atuará em conjunto com a área de responsabilidade socioambiental da FRG. O encontro contou com a presença de 23 assistidos e foi considerado um sucesso pela organização.
O diretor-Ouvidor, Horácio de Oliveira, agradeceu a presença de todos e celebrou a retomada do Programa, que reaproxima a Real Grandeza dos Assistidos e contribui para a manutenção da qualidade de vida de aposentados e pensionistas. Horácio também destacou que o sucesso do Programa pode ajudar a reduzir a utilização e custos do plano de saúde.
Raquel Castelpoggi, responsável pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, explicou que se trata de um projeto-piloto, direcionado aos aposentados e pensionistas, e, em determinadas atividades, aos respectivos acompanhantes. Raquel informou que nesse ano as atividades serão exclusivas aos moradores do Rio de Janeiro, mas que para 2018 a intenção é expandi-lo para as áreas regionais.
Após a explicação sobre o Programa, os Assistidos foram divididos em três grupos para definirem as ações a serem executadas pelo PIA. Os temas sugeridos foram Saúde, Dinamização do Projeto de Vida, Pensão, Tempo Livre, Lazer e Família.
Após deliberarem por cerca de 30 minutos, foram registradas as seguintes expectativas e necessidades:
- Evento de maiores informações e esclarecimento sobre serviços, produtos e benefícios oferecidos pela Após-Furnas, Caefe, Cecremef e Real Grandeza;
- Acesso aos serviços e benefícios;
- Facilitar o acesso às informações via web e telefone;
- Divulgar através do boletim informativo passo a passo explicando como obter senha / identificação (ID);
- Grupo de pessoas para visitar (casa / hospital) e dar suporte para quem não dispõe de familiares;
- Projeto vida saudável, passeios / viagens, dança circular;
- Trazer pessoas para o convívio;
- Núcleo de suporte para formar grupo de visitas e identificar necessidades (financeira, cuidados, direitos previdenciários e sociais, entre outros);
- Orientação como cuidador aos familiares. Como cuidar dos seus enfermos. (evitar acidentes, como cuidar de si);
- Sugestão de colocar no contracheque – observação para atualizar dados cadastrais;
- Desenvolver Projeto de inclusão digital para os Assistidos / Pensionistas;
- Palestras sobre saúde;
- Curso de informática;
- Fácil acesso à FRG;
- Critérios adotados por anestesistas;
- Convênios, se possível para Casa de Repouso;
- Grupo de Reflexão (com objetivo de integração dos participantes, devendo ocorrer reuniões periodicamente);
- Passeios tipo “bate e volta”, visitas as Usinas (projeto revivendo Furnas);
Primeiras integrantes da comissão: Elba Costa, Delfina Maria Simões, Isaura Brandão, Terezinha Martinez e Terezinha Saisse. Uma segunda reunião será realizada no mês de agosto, já com a contribuição da comissão criada nessa reunião.
(14/07/2017)